Mais de quatro mil agentes das forças de segurança comandadas pelo Exército do Brasil estiveram envolvidos esta terça-feira no segundo dia de uma megaoperação em três favelas da zona norte do Rio de Janeiro, divulgou o comando militar.

As operações acontecem em três complexos de favelas na zona norte da cidade ‘carioca’, Alemão, Maré e Penha, onde sete pessoas foram mortas em trocas de tiros na última segunda-feira, incluindo dois soldados. Esta segunda -feira as tropas das Forças Armadas e os agentes das policias continuaram a cumprir mandados de prisão, destruindo barricadas com veículos blindados e helicópteros nestas áreas, onde vivem cerca de 500 mil pessoas.

Num balanço sobre a operação da última segunda-feira, o Comando Militar do Leste, que é responsável pelas intervenção federal no Rio de Janeiro, informou que 60 pessoas foram presas, 14 armas (incluindo cinco fuzis), 554 quilos de canábis foram apreendidos, além de armas e munição.

Nas últimas semanas, as operações das Forças Armadas e da Polícia no Rio de Janeiro intensificaram-se, embora o saldo final, em muitos casos, seja reduzido a alguns detidos ou à apreensão de armas de origem ilícita e drogas. Estas operações fazem parte da intervenção federal promulgada em fevereiro passado pelo Presidente do Brasil, Michel Temer, que colocou o Exército no controlo da área de segurança pública do Rio de Janeiro para resolver o grave onda de violência que assola o região.

Apesar da intervenção militar da segurança pública, episódios de violência se repetem no Rio de Janeiro, onde só no ano passado 6.731 pessoas foram assassinadas de forma violenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR