O chefe do Executivo de Macau e o presidente do município de Xangai assinaram esta terça-feira um acordo de cooperação para intensificar parcerias em áreas como o turismo, comércio e convenções e exposições.

As duas regiões ambicionam estreitar laços “nomeadamente nos domínios do turismo e da cultura, da economia, do comércio, das convenções e exposições, da cooperação financeira (…) da formação de trabalhadores da administração pública” entre outras, disse o chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, durante o discurso na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre Xangai e Macau.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/economia-de-macau/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”499″ slug=”economia-de-macau” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/economia-de-macau/thumbnail?version=1534435945511&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

No seu discurso, Chui Sai On enfatizou o facto de Xangai ser a cidade chinesa com maior produto interno bruto e que está empenhada em tornar-se num centro de economia internacional, comércio, navegação e inovação tecnológica. Já o desenvolvimento de Macau, disse Chui Sai On, passa pela aposta no turismo e em ser uma plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o chefe do Executivo, ambas as regiões podem beneficiar uma com a outra por existir complementaridade entre os projetos.

Chui Sai On lembrou também a participação de Macau na primeira Exposição Internacional de Importações da China, em novembro, em Xangai, para a qual foi já constituída uma delegação do território, com representantes de serviços públicos, de associações de chineses ultramarinos e empresários.

Em junho, Macau assinou um acordo com a Bolsa de Diamantes de Xangai, para ser um centro de comércio de diamantes, aproveitando o papel de plataforma entre a China e os países lusófonos, que têm a matéria-prima, como pedras preciosas.

O acordo de cooperação foi assinado entre o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e a Bolsa de Diamantes de Xangai para desenvolver a indústria de diamantes e joias no território.