Não faltam condutores desejosos de, com muito prazer, adquirir um Aston Martin. Como também não falta quem se pele por artigos, mais ou menos dispendiosos, associados a James Bond, o agente secreto ao serviço de Sua Majestade que era adepto dos veículos da marca britânica. Para agradar a uns e a outros, o construtor decidiu fabricar uma série especial de 28 DB5, cópias perfeitas do modelo que 007 conduziu no filme Goldfinger. E equipado com todas as invenções de Q, das metralhadoras nos faróis às placas de matrículas rotativas, entre muitos outros truques colocados à disposição do agente secreto.

À semelhança do que já tinha feito com o DB4 GT, a Aston Martin vai fabricar esta nova série especial em colaboração com a EON Productions, inspirada no DB5 que surgiu no Goldfinger de 1964 e, depois disso, nos filmes Tunderball (1965), Tomorrow Never Dies (1997), Casino Royal (2006) e Skyfall (2012). Todas as unidades já estão vendidas e os clientes que se candidataram a proprietários desta recordação de James Bond, interpretado por Sean Connery, vão ter de desembolsar 3 milhões de euros.

Apesar do número de unidades produzidas estar limitado a 28, na realidade apenas 25 vão ser entregues a clientes, uma vez que a Aston Martin vai aproveitar para ficar com um para si, com a EON Production a manter o outro. O derradeiro DB5 destina-se a ser leiloado, com os fundos a reverterem para caridade. Mas apesar de adquirirem um magnífico Aston Martin DB5 idêntico ao do seu herói favorito, os clientes que vão despender essa impressionante quantidade de dinheiro apenas vão poder admirá-lo. Isto porque as cópias do novo (ou velho) DB5 de 1964 não vão poder circular na via pública, para o que provavelmente contribui o facto de montar acessórios como metralhadoras ou assentos injectáveis (sendo que este item não está confirmado).

De recordar que o DB5 foi fabricado entre 1963 e 1965, período durante o qual apenas se fizeram 1.059 unidades. E se a Aston Martin construía o modelo, a sua elegante estrutura foi desenhada pelos italianos da Carrozzeria Touring Superleggera. Com a configuração de coupé 2+2, o DB5 recorria a um motor de seis cilindros em linha com quatro litros de capacidade, capaz de fornecer 286 cv.

Todos os acessórios imaginados por Q para o 007 vão ser funcionais, para o que a Aston Martin se socorreu de Chris Corbould, o responsável pelos efeitos especiais em oito dos filmes de James Bond. Os 25 DB5 que vão ser produzidos em homenagem ao Goldfinger vão começar a ser entregues a partir de 2020 e todos vão ser pintados em cinzento metalizado, exactamente na mesma cor do Aston Martin de 007, conhecida internamente como Silver Birch.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR