Conforme aqui antecipámos, a Renault escolheu o Salão de Moscovo, na Rússia, para apresentar o mais recente membro da sua família SUV, o Arkana, um SUV que se posicionará na gama do construtor gaulês entre o Captur e o Kadjar, e que pretende diferenciar-se de propostas como o Peugeot 3008, o Nissan Qashqai, o Seat Ateca ou o Hyundai Tucson, apostando numa estética mais coupé. Será, por assim dizer, o BMW X4 da Renault…

São ainda muito escassas as informações relativas a esta nova proposta, com a marca do losango a esclarecer apenas que o nome do novo SUV deriva do latim arkanum, palavra que não só significa “segredo”, como foi usada “durante séculos para descrever eventos ou fenómenos misteriosos”. Com esta denominação, a Renault pretenderá realçar que o Arkana vai ser uma “pedrada no charco”, agitando as águas do mercado sobretudo pelo seu design. Como? Ainda é segredo, mas tudo indica que será com linhas mais de coupé, moda que se iniciou nos SUV com os construtores ditos premium, mas que promete vir a ser seguida também pelos fabricantes generalistas.

O showcar que será revelado na Rússia serve para antecipar um “produto global”, segundo a marca, mas ainda se desconhecem quais os mercados onde será comercializado o Arkana. Seja como for, o novo SUV do segmento C deverá chegar ainda no último trimestre do ano ou, o mais tardar, no início de 2019.

Não há nada de oficial, mas somos levados a crer que o Arkana irá adoptar a base do Kaptur, a versão russa do Captur, que é um pouco mais ‘esticada’ que o modelo europeu para oferecer melhores cotas. A ser assim, é altamente provável que a fábrica da Renault na Rússia, de onde já sai o Kaptur, se encarregue de satisfazer o mercado local. Já na Europa, não será surpresa se o Arkana vier a ser produzido aqui ao lado, em Espanha, nas instalações que a Renault possui em Valladolid. Aí já é fabricado o Captur e sabe-se, desde 2017, que essa linha iria passar a produzir um novo SUV em 2019. Será o Arkana? Resta aguardar por dia 29 de Agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR