O Comité Nacional do Partido Democrata anunciou esta quarta-feira que foi alertado para uma tentativa de acesso indevido à base de dados dos eleitores e que já informado as autoridades norte-americanas. O ataque aconteceu esta semana e foi reportado ao partido na terça-feira, por um investigador de cibersegurança da empresa Lookout, de acordo com dois responsáveis com o New York Times. Uma das fontes acrescentou ainda que o FBI já está a investigar o caso.

Apesar de as tentativas dos piratas informáticos terem sido sofisticadas, o Comité Nacional do partido esclareceu que não tiveram sucesso. Segundo os responsáveis contactados pelo The New York Times, os autores do ataque criaram uma réplica do site oficial do Comité Nacional do Partido Democrata, com o objetivo de reunir credenciais — como passwords e nomes — dos utilizadores da página. Além disso, enviaram e-mails que pretendiam redirecionar as pessoas para a página falsa.

O diretor de segurança do Comité, Bob Lord, disse que é importante que todos se mantenham vigilantes, ainda para mais tendo em conta as eleições intercalares de seis de novembro: “Esta tentativa é mais uma prova de que existem ameaças constantes à medida que nos encaminhamos para as eleições intercalares e de que devemos permanecer vigilantes para evitar futuros ataques”.

As alegadas interferências russas nas últimas eleições legislativas nos Estados Unidos, que levaram Donald Trump para a Casa Branca em novembro de 2016, ainda estão a ser investigadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR