Quase todas as regiões de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro) e ainda Funchal e Porto Santo (arquipélago da Madeira) e as ilhas do Faial (grupo central) e São Miguel (grupo oriental). Os distritos de Aveiro e Leiria e as ilhas das Flores (grupo ocidental dos Açores) e Terceira (grupo central) estão hoje em risco elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol. O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental até ao início da tarde, persistindo em alguns locais a norte do Cabo Raso ao longo do dia. Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta ainda vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste a partir da tarde e sendo moderado de nordeste nas terras altas da região Norte até ao início da manhã e descida da temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus celsius (no Porto) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 23 (no Porto) e os 38 (em Santarém).

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte até ao início da manhã e vento fraco a moderado predominando de nordeste No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e 28 graus Celsius.

Para as ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental dos Açores) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, em geral fracos e vento nordeste moderado a fresco com rajadas até 50 km/h. O IPMA prevê para as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico (grupo central) céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros. Possibilidade de trovoada e vento fraco, tornando-se moderado de nordeste. Em S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão previstos períodos de céu geralmente pouco nublado e vento fraco. Em Santa Cruz das Flores e em Ponta Delgada as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus Celsius, na Horta entre os 21 e os 27 e em Angra do Heroísmo entre os 21 e os 26.