O Caravan Salon, a decorrer entre 24 de Agosto e 2 de Setembro, vai levar a Düsseldorf, na Alemanha, a nova proposta da Volkswagen Veículos Comerciais direccionada para campistas. À California – a autocaravana mais popular do mundo, com vendas superiores a 160.000 unidades desde que foi lançada em 1998 – vai juntar-se a Grand California, a nova motorhome germânica que parte da base da Crafter para se inscrever na categoria dos seis metros.

Espaço não lhe falta, com a casa de banho a ser o principal elemento de destaque. Numa área de 840×800 mm “arrumam-se” um lavatório rebatível, chuveiro (a Grand California transporta 110 litros de água), suportes para produtos de higiene pessoal, um armário com suporte integrado para papel higiénico, toalheiros e uma clarabóia para ventilação. Como se isto não bastasse, as luzes são automáticas, acendendo-se mediante a detecção de movimento.

Ajudas à moda da Crafter

Mostrar Esconder

A Grand California surgirá com os sistemas de assistência ao condutor e de infoentretenimento já conhecidos da Crafter. Os primeiros incluem o sistema Front Assist com a função City Emergency Braking, Lane Assist para ajudar o condutor a permanecer na faixa de rodagem, Blind Spot Monitor para mudança de faixa de rodagem, Rear Traffic Alert para sair de um estacionamento, Park Assist, o sistema de protecção lateral controlado por sensor, o Adaptive Cruise Control e a câmara de visão traseira.

Mas há outros “requintes” dignos de registo, que fazem desta proposta uma autêntica “casa” na estrada. A começar pela possibilidade (é um opcional) de controlar os altifalantes na sala de estar via Bluetooth. Mais interessantes serão os miminhos propostos de série: todas as janelas estão equipadas com persianas, sendo que até mesmo a zona do condutor pode ficar em blackout absoluto; há um chuveiro exterior com temperatura de água regulável; para facilitar as entradas e as saídas, há um degrau accionado electricamente, que se encontra por baixo da porta de correr, com os insectos a serem convidados a ficar lá fora, pois também faz parte da especificação de fábrica uma rede mosquiteira na porta de correr lateral.

Os acessórios de cozinha incluem um frigorífico de 70 litros com congelador (acessível a partir do exterior e também através da porta de correr), um fogão a gás de dois bicos, um lavatório e diversas gavetas, compartimentos para arrumação que se podem retirar e prateleiras. Para fazer as refeições, há espaço para quatro se sentarem à mesa. E quando chega a hora de deitar, a Grand California oferece uma grande área de dormir na parte traseira, e uma segunda cama elevada, para crianças, na parte da frente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR