A companhia British Airways anunciou esta quinta-feira que deixará de realizar voos diretos para a capital do Irão em setembro, porque “as operações não são atualmente comercialmente viáveis”. O anúncio da decisão ocorre depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, em maio ter retirado os Estados Unidos do acordo nuclear entre o Irão e as grandes potências mundiais e de ter reinstaurado sanções contra os iranianos.

Relativamente à ligação aérea, a British Airways anunciou que o seu último voo para Teerão será a 22 de setembro, com o regresso a Londres no dia seguinte. A companhia aérea britânica tinha retomado os voos diretos para Teerão em setembro de 2016, após a suspensão do serviço em outubro de 2012, quando as relações entre a Grã-Bretanha e o Irão se deterioraram.

O Reino Unido, juntamente com os restantes membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, Rússia, China e Estados Unidos – e a Alemanha, celebrou o acordo nuclear com o Irão em 2015. Juntamente com outros países europeus, o Reino Unido disse que pretendia proteger as empresas que continuassem a fazer negócios no Irão, mas muitas desistiram depois da decisão norte-americana abandonar aquele compromisso, em maio deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR