O incêndio que esta sexta-feira de manhã deflagrou numa fábrica de sapatos em Cucujães, em Oliveira de Azeméis, e alastrou a uma outra unidade fabril já se encontra já em fase de rescaldo, disse à Agência Lusa o comandante dos bombeiros locais.

Segundo Paulo Vitória, o fogo terá tido início na fábrica Perfa e alastrou à Fernanda Oliveira, Lda.. “Quando chegámos ao local, a fábrica estava totalmente tomada pelo fogo. Fizemos o combate dentro do possível”, afirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, acrescentando que as duas unidades fabris, situadas na rua do Progresso, na zona Industrial do Monte Meão, ficaram “totalmente destruídas”.

Questionado pelos jornalistas sobre o que terá acontecido para ter sido rápida a propagação das chamas, Paulo Vitória respondeu que “o alerta foi tardio” e o nevoeiro na zona “também não permitiu identificar o fumo”. Este foi dado às 7h10 e, pelas 8h45, estavam no local 59 bombeiros, de várias corporações do distrito de Aveiro, apoiados por 23 meios, de acordo com a página na internet da proteção civil.

Presente no local, o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, afirmou aos jornalistas que a Perfa emprega 15 pessoas e a Fernanda Oliveira, Lda. cerca de 80. O autarca referiu que a fábrica tinha retomado a sua atividade laboral “há dois dias”, enquanto a outra ainda se encontra em período de férias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR