Mais de 500 habitantes de três localidades do estado alemão de Brandemburgo, a sudoeste de Berlim, foram retiradas de casa devido a um incêndio florestal de grandes dimensões que lavra desde quinta-feira na região. De acordo com o The Guardian, as autoridades pediram aos habitantes da capital alemã para manterem as janelas e portas fechadas por causa do fumo, visível a quase dez quilómetros de distância.

A intensidade do fumo, que chegou a encher ruas inteiras, levou a que muitos habitantes contactassem os serviços de emergência e relatassem a existência de incêndios. Segundo o Guardian, os aeroportos de Berlim não foram afetados pelo fogo. Apenas uma linha regional de comboio e uma estrada tiveram de ser encerradas.

O incêndio começou na tarde de quinta-feira e espalhou-se rapidamente. Ainda segundo o jornal britânico, já arderam 400 hectares de floresta entre Treuenbrietzen e Jüterborg, localizadas em Brandemburgo, a cerca de 60 quilómetros de Berlim. Ao todo foram deslocadas 540 pessoas, que foram alojadas asas de familiares e amigos enquanto são colocadas camas provisórias num pavilhão desportivo em Treuenbrietzen, a cerca de 100 quilómetros do foco do incêndio.

Os trabalhos de extinção do incêndio são considerados complicados, já que no subsolo de Brandemburgo estão enterradas muitas munições da Segunda Guerra Mundial, nomeadamente granadas. “Não conseguimos chegar a muitos lugares, porque apenas alguns caminhos, que foram limpos, são acessíveis”, disse ao Bild um porta-voz dos bombeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR