O grupo Montepio enviou para o Banco de Portugal um pedido provisório de avaliação da idoneidade de Álvaro Nascimento para presidente não executivo (chairman) da Caixa Económica do Montepio Geral (CEMG), segundo fontes do setor financeiro.

Contudo, o nome — que será do agrado de Carlos Tavares, presidente da Caixa Económica Montepio Geral — ainda não foi aprovado nos órgãos sociais do Montepio, mas o pedido provisório de avaliação de idoneidade já seguiu para o supervisor bancário antes que haja uma decisão formal. A Lusa contactou fontes oficiais do Montepio e do Banco de Portugal, que não fizeram comentários sobre este tema.

A escolha de Álvaro Nascimento, professor na Universidade Católica e ex-presidente não executivo da Caixa Geral de Depósitos (2013 a 2016), foi noticiada na quinta-feira à noite pelo Eco e pelo Jornal Económico.

O professor universitário escreve artigos de opinião regulares no Jornal de Negócios. Em março, criticou a “benesse do crédito fiscal por impostos diferidos atribuído à Associação Mutualista Montepio Geral” e questionou a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na CEMG pelo montante de que então se falava.

Atualmente, Carlos Tavares ocupa as funções de presidente não executivo (‘chairman) do banco Montepio e de presidente executivo, uma acumulação de cargos aceite pelo Banco de Portugal apenas temporariamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR