786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Guimarães não precisou de VAR para chegar à Vitória (a crónica do FC Porto- V. Guimarães)

Este artigo tem mais de 5 anos

FC Porto foi para o intervalo a vencer por 2-0 e a beneficiar de uma falha na comunicação com o VAR. O V. Guimarães deu a volta na segunda parte e os três golos deram razão a Conceição (2-3).

FC Porto não perdia no Dragão desde 2016, naquela que foi por isso a primeira derrota de Sérgio Conceição na Liga em casa
i

FC Porto não perdia no Dragão desde 2016, naquela que foi por isso a primeira derrota de Sérgio Conceição na Liga em casa

AFP/Getty Images

FC Porto não perdia no Dragão desde 2016, naquela que foi por isso a primeira derrota de Sérgio Conceição na Liga em casa

AFP/Getty Images

No curto trajeto que têm de percorrer desde o balneário até ao relvado do Estádio do Dragão, os jogadores do FC Porto sabiam duas coisas: Benfica e Sporting tinham acabado de empatar na Luz e em caso de vitória os campeões nacionais em título colocar-se-iam em vantagem logo à terceira jornada; o adversário deste sábado ainda não tinha vencido esta temporada e Luís Castro ainda não conseguira implementar no V. Guimarães as boas indicações que deixou quando passou pelo comando técnico do FC Porto, do Rio Ave e do Desp. Chaves (três derrotas noutros tantos jogos oficiais).

Ainda assim – por falsa modéstia ou por simples conhecimento de causa –, Sérgio Conceição não estava convencido da teórica facilidade da partida. Na conferência de imprensa de antevisão, o treinador do FC Porto garantiu que este seria o jogo mais complicado até ao momento e demonstrou respeito pelos vimaranenses. Mas nem a noção da dificuldade do encontro levou Conceição a colocar Moussa Marega no onze titular: o maliano foi reintegrado nos trabalhos da formação azul e branca durante a semana mas começou o jogo no banco e o FC Porto repetiu o mesmo onze titular pela quarta vez consecutiva.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

FC Porto-V. Guimarães, 2-3

3.ª jornada da Primeira Liga

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria)

FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Diogo Leite, Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira; Otávio, Brahimi (Corona, 51′; Óliver Torres, 73′), André Pereira e Aboubakar (Marega, 62′)

Suplentes não utilizados: Vaná, Éder Militão, Hernâni e Adrián López

Treinador: Sérgio Conceição

V. Guimarães: Douglas; Sacko, João Afonso, Pedro Henrique, Florent; Wakaso, Joseph (Tozé, 38′), André André; João Carlos Teixeira (Davidson, 77′), Tyler Boyd (Ola John, 58′) e Welthon

Suplentes não utilizados: Miguel Silva, Rafa Soares, Celis e Tallo

Treinador: Luís Castro

Golos: Brahimi (37′), André Pereira (43′), André André (63′, g.p.), Tozé (76′) e Davidson (87′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Wakaso (9′), Diogo Leite (24′), Felipe (78′), Florent (83′) e Alex Telles (87′)

Fábio Veríssimo apitou para o início da partida num Estádio do Dragão absolutamente lotado e cedo se percebeu qual seria o sentido do jogo. O FC Porto estava mais perigoso, mais veloz, mais esclarecido e um remate de Herrera que desviou em Joseph poderia ter colocado os dragões na frente logo aos cinco minutos de jogo. Felipe ia marcando de cabeça e foi travado por Douglas, Aboubakar teve tudo para fazer golo mas foi travado por João Afonso. O (primeiro) momento de êxtase no Estádio do Dragão estava reservado para um lance de génio de quem já nos habituou a estes coelhos tirados da cartola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas é preciso contextualizar o momento do golo de Brahimi. Aos 37 minutos, quando o argelino tabela com Maxi Pereira e dispara um tiro da meia lua que só vai aterrar no sítio onde as corujas costumam dormir, o V. Guimarães está reduzido a dez jogadores. Joseph, peça importante no meio-campo vimaranense, caiu no relvado com dores musculares e saiu de campo para não mais voltar, sem que Luís Castro tivesse uma substituição engatilhada. Entre a saída de Joseph e a entrada de Tozé, Brahimi colocou os dragões em vantagem.

Seis minutos depois, quando Luís Castro já pensava no intervalo e no que teria de dizer à equipa para ainda lutar pelo resultado da partida, Alex Telles bateu um livre na esquerda do ataque azul e branco e André Pereira desviou leve, levemente, para a baliza de Douglas. O primeiro golo do jovem de 23 anos pela equipa principal do FC Porto fica, ainda assim, ensombrado: André Pereira está em visível posição de fora de jogo quando Alex Telles cruza e o golo é ilegal. Fábio Veríssimo faz um compasso de espera, parece comunicar com o VAR, nada acontece, segue jogo e o dragões vão vencendo por 2-0.

Entre os dois golos, outro momento do jogo: João Carlos Teixeira é tocado por Otávio à entrada da área, cai e pede-se penálti no banco vimaranense. Fábio Veríssimo mandou seguir sem hesitar.

Durante o quarto de hora de intervalo, enquanto todos se questionavam como é que Bruno Paixão, responsável pelo VAR, não alertou Fábio Veríssimo para a irregularidade do segundo golo do FC Porto, a explicação chegou. O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol fez saber que a partir dos 15 minutos de jogo e até ao intervalo, devido a uma falha nas comunicações, o árbitro da partida não teve qualquer contacto com o VAR. O árbitro assistente não viu o fora de jogo, Veríssimo não viu o fora de jogo, Paixão até pode ter visto mas não conseguiu fazer nada sobre o assunto. Intervalo. O FC Porto vence por 2-0 e tem o jogo controlado.

O Dragão só pedia uma coisa para a segunda parte: o regresso de Marega. E Marega regressou mas o Dragão nem deu por isso. Quando o maliano entrou para o lugar de Aboubakar, André André ajeitava a bola a 11 metros das redes de Casillas e preparava-se para reduzir o marcador de grande penalidade.

Aos 76 minutos, já com Brahimi e Corona fora de campo por lesão, Tozé recebeu na área e disparou de pé direito para o empate. Sérgio Conceição deixou o ar concentrado e adotou o ar preocupado. O FC Porto precisava de vencer, ser líder e aproveitar o deslize de Benfica e Sporting. Mas aconteceu aquilo que, à saída para o intervalo, parecia impensável. A dois minutos dos 90, Davidson recebeu como Tozé tinha recebido e rematou como Tozé tinha rematado. O avançado brasileiro saltou do banco para gelar o Dragão e dar razão a Conceição: foi mesmo o jogo mais complicado até agora.

Douglas segurou com luvas de ferro a vantagem vimaranense e assinou defesas inacreditáveis que deixaram Marega, Herrera e André Pereira perto do desespero. No dia do aniversário do filho, o guarda-redes do V. Guimarães levou para casa o merecido prémio de homem do jogo.

O FC Porto voltou a perder no Estádio do Dragão dois anos depois os campeões nacionais não caíam em casa desde 2016. No dia em que podiam ter aproveitado o empate dos adversários diretos, os dragões perderam e estão agora atrás de Sporting e Benfica. Se o Feirense vencer amanhã o Boavista é o líder isolado do campeonato português.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos