Será difícil encontrar alguém que não associe de imediato o nome de Kalashnikov à metralhadora mais popular do mundo. O que talvez não saiba é que a AK-47, a famosa arma de calibre 7,62, criada por Mikhail Kalashnikov em 1947, acabou por ser produzida pela empresa estatal soviética Izh “Izhevsk”. O “pormenor” é que esta empresa também se dedicava, desde 1928, ao fabrico de automóveis, o que significa que carros e armas foram produzidos lado a lado durante um longo período. Ligação essa que foi, de certa forma, retomada quando a Izh passou a fazer parte da AvtoVAZ, que por sua vez está ligada à Lada. O grupo Kalashnikov manteve-se, entretanto, fiel à sua vocação militar, mas parece que agora se prepara para disparar num alvo inesperado: o mercado dos veículos eléctricos.

Conforme anunciou a empresa, no Salão de Moscovo será exibido o seu primeiro concept eléctrico, que não é mais do que a ressuscitação do Izh-21252, modelo que foi produzido entre 1973 e 1997 e que agora se prepara para reencarnar no CV-1, um veículo eléctrico, com uma estética rétro (para sermos simpáticos), mas virado para o futuro da mobilidade. Eléctrico e sem emissões, assim se apresenta o primeiro protótipo da Kalashnikov que, apesar de padecer de uma imagem ultrapassada, parece incorporar tecnologia moderna. A fazer fé no que anuncia a companhia russa, o CV-1 destaca-se por contar com baterias de iões de lítio de elevada densidade e baixo peso. São, ao que avançam alguns meios, 90 kWh para um peso de apenas 50 kg – uma verdadeira “pluma” dado que pesa menos de 10% de um acumulador convencional com a mesma capacidade –, que terá sido desenvolvida pela própria Kalashnikov, o que, a confirmar-se, é indicativo do potencial tecnológico da firma russa, que fala ainda num “inversor revolucionário”, sem adiantar mais detalhes.

Esta tecnologia vai permitir-nos estar em linha com outros fabricantes de carros eléctricos do mundo e competir com eles”, afirmou um porta-voz da Kalashnikov, citado pela agência Sputnik.

Recuperando o espírito ‘clássico’ do Izh-21252, o CV-1 revela pouquíssimas modificações estéticas, destacando-se pelos seis faróis LED à frente, goste-se ou não, pela suspensão rebaixada, e pelo facto de montar rodas de dimensões generosas e com um aspecto desportivo. Sob o capot – ou onde quer que seja, pois ainda foram revelados mais detalhes –, estará um motor eléctrico(ou mais), totalizando qualquer coisa como 122 cv de potência. A autonomia anunciada é de 350 km, um valor “estranho” face à capacidade anunciada para a bateria. A única dúvida que se nos levanta é se este valor será suficientemente “satisfatório” para atrair clientes, daqui a um ou dois anos. Isto porque, para já, o CV-1 é uma declaração de guerra aos eléctricos, mas a luta só se travará quando deixarmos de falar num protótipo e tivermos pela frente um modelo de produção. Até lá, a Kalashnikov vai treinando o tiro ao alvo. Não passa disso, mas é bom não subestimar a pontaria certeira que lhe deu fama…

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ТИЗЕР_ЭЛЕКТРИЧЕСКИЙ КОНЦЕПТ-КАР CV-1

Мы тестируем собственную технологию электрического суперкара. Электрический концепт-кар CV-1 в ретрокузове «ИЖ-Комби» (вы его узнали) на «Армии-2018»: https://kalashnikov.media/video/technology/kalashnikov-testiruet-sobstvennuyu-tekhnologiyu-elektricheskogo-superkara2

Posted by Калашников on Thursday, August 23, 2018