Jaguar

E-Type usado por Harry e Meghan vai ser produzido

176

Lembra-se do carro que Harry conduziu à saída do Castelo de Windsor, depois de ter casado com Meghan Markle? Era um clássico E-Type convertido em eléctrico. O sucesso foi tal que a Jaguar vai fazê-lo.

Foi há quase um ano, em Setembro de 2017, que a Jaguar surgiu com um E-Type zero emissões, trocando o motor de seis cilindros que animava o clássico por um pack de baterias que o reconvertia em eléctrico. Depois disso mais nada, até que, em Maio passado, a marca britânica voltou a ser falada pelo mesmo motivo, pois o único protótipo construído do E-Type Concept Zero foi posto ao serviço do príncipe Harry e de Meghan Markle, com os duques de Sussex a usarem o modelo logo após o casamento real, para cumprirem o trajecto que liga o Castelo de Windsor, de onde saíram, à Frogmore House.

As reacções terão sido tantas e tão boas, segundo a Jaguar, que a marca decidiu arregaçar as mangas e avançar com a reconversão do clássico. O anúncio foi feito no âmbito da Monterey Car Week, onde o E-Type Concept Zero voltou a ser exibido.

Ficámos impressionados com a reacção positiva ao protótipo E-Type Zero. Poder aproveitar os clássicos no futuro é uma das metas da Jaguar Classic”, disse o director da divisão de Clássicos da Jaguar, Tim Hannig.

O construtor britânico não adiantou quaisquer especificações técnicas, nem o preço pelo qual será proposto o E-Type Zero, informações que remete para mais tarde, embora antecipe desde já a entrega das primeiras unidades reconvertidas para o Verão de 2020. Foi, inclusivamente, criado um email para que os potenciais clientes possam manifestar o seu interesse em adquirir “o eléctrico mais bonito do mundo”.

A meta de Coventry é oferecer um modelo com até 274 km de autonomia (não foi especificado em que ciclo, se NEDC ou WLPT), cortesia de um motor eléctrico alimentado por uma bateria de 40kWh, que pode ser recarregada em seis a sete horas. A bateria ocupa o local que dantes estava reservado ao seis cilindros e tem praticamente o mesmo peso e dimensões do antigo XK 3.8. Já o novo motor eléctrico, com 229 cv, surge no lugar onde antigamente estava a caixa manual de quatro velocidades do Série 1.

A mecânica acaba por acusar menos 80 kg sobre a balança, com esse ganho no peso a ser combinado com uma estrutura que praticamente não é mexida, o que leva a Jaguar Classic a dar duas garantias. A primeira é que, embora eléctrico, este E-Type comporta-se como o clássico que lhe serve de base. É mais rápido (0 a 100 km/h em 5,5 segundos), mas trava e curva como o modelo original, mantendo a experiência de condução nessa linha. A segunda é que, a qualquer altura, o cliente pode voltar atrás. Ou seja, depois de reconverter, nada impede a retirada do sistema de propulsão eléctrica, devolvendo ao E-Type a motorização (convencional) com que originalmente saiu de fábrica.

Em termos de alterações, a estética mantém-se intocada, salvo nos faróis LED que passam a embelezar o mítico E-Type. Por dentro, desaparece a caixa de velocidades, que é substituída por um comando giratório, à semelhança daquilo que é hoje habitual ver nos Jaguar (e Land Rover) modernos. Simultaneamente, a instrumentação passa a ser digital, havendo a possibilidade de montar ao centro um sistema multimédia.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)