Quem aprecia este tipo de filmes de ficção, em que Batman salva a humanidade de criminosos terríveis e que, uma vez aos comandos do seu Batmobile, não há quem o agarre, não esperaria que um mero polícia de trânsito necessitasse apenas de ligar os rotativos para o fazer encostar na berma da estrada, como acontece com qualquer outro condutor, à espera de mais uma multa ou admoestação. Mas parece ser exactamente esta a história do que aconteceu em Brompton, no Canada, de acordo com as imagens difundidas pelas redes sociais, que documentam este encontro entre o super-herói e a mulher polícia.

Mas a fazer fé na Fox News, o episódio tem outros contornos. Antes de mais e na esperança que isto não aborreça os fãs do personagem, o Batman não existe. Quem aparece no vídeo é Stephen Lawrence, de 42 anos, que só é super-herói fora do horário laboral, pois de resto trabalha numa fábrica da região – possivelmente para pagar as prestações do Batmobile e da Batcave.

3 fotos

Lawrence, que é também conhecido como o Batman de Brompton, recebeu um louvor aos 17 anos por ter ajudado a prender um ladrão de cartões de crédito, com mandado de captura federal. Desde então passou a divertir-se – e aos outros – fazendo-se passar pelo seu super-herói favorito. E bem que se pode dizer que encarna a personagem na totalidade, pois não só o seu Batmobile é uma réplica do utilizado nos filmes em que o Batman era representado por Michael Keaton, como o empregado fabril veste a rigor, incluindo a máscara de orelhas pontiaguda e capa esvoaçante.

Numa entrevista à CBC Radio, depois do seu vídeo com a mulher polícia se ter tornado viral, Lawrence explicou que não é do Joker que tem medo, mas sim dos condutores que se aproximam do seu Batmobile de telefone em punho para registar o momento. E para evitar que lhe amassassem o veículo – aparente aquilo do carro do Batman ser indestrutível está sobreavaliado –, Lawrence pediu à polícia que o acompanhasse durante um bocado, para conter os mirones. Finda a zona mais problemática, a mulher polícia ligou as luzes do carro para que o Batman parasse, ocasião que ele aproveitou para agradecer a gentileza e ela para “sacar” uma foto com o super-herói – isto de ter filhos menores tem destas coisas. Quando a explicação do encontro se tornou pública, suscitando algumas críticas à actuação da agente, o seu chefe e xerife local apressou-se a defender essa conduta, considerando que até dinamizava a interacção entre os cidadãos e as forças da ordem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR