O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta segunda-feira o fim do NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte) — um pacto comercial que vigorava há 25 anos e incluía o Canadá — ao mesmo tempo que explicou que chegou a acordo com o México para um novo acordo bilateral com o México. “Eles chamavam-lhe NAFTA, que tem uma má conotação para os EUA, mas eu prefiro chamar-lhe ‘US-México Trade Agreement’ (em português Acordo Comercial Estados Unidos/México)”, afirmou. Em declarações na sala oval, Donald Trump disse ainda que espera “começar as negociações com o Canadá imediatamente” e que está em aberto a possibilidade de o Canadá se juntar num acordo a três (como acontecia com o NAFTA) ou, em alternativa, haver um acordo bilateral EUA-Canadá.

É um grande dia para o comércio. É um grande dia para o nosso país“, disse Donald Trump na sala oval, onde fez questão de ligar ao presidente mexicano cessante, Enrique Peña Nieto. O presidente dos EUA destacou que este foi “um excelente acordo para os dois países” e enalteceu as equipas que negociaram o acordo ao longo do último ano. Trump destacou que o acordo será muito importante para a “produtividade” da América do Norte e que será muito positiva para o  setor industrial e a agricultura dos dois países.

Mas há um detalhe: qualquer revisão da NAFTA necessita, como lembra o New York Times, da aprovação do Congresso antes de entrar em vigor, incluindo dos votos dos congressistas republicanos que já criticaram publicamente os planos do presidente para refazer o acordo.

Num telefonema em alta voz para todos os jornalistas ouvirem, Trump disse ao presidente mexicano: “Enrique, fizemos um grande trabalho“. O presidente do México concordou que era um “bom acordo” importante para ambos os países, mas lembrou que foi uma “negociação difícil, árdua, e claro, com momentos difíceis”. Peña Nieto disse ainda esperar que o Canadá se junte ao acordo e apelou a Trump que se empenhe nesse sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ou seja: Trump diz que pode haver acordos bilaterais, em vez de um acordo a três. O México quer um acordo a três.  “Eu destaquei a importância de o reintegrar [a Justin Trudeau] no processo negocial, a fim de concluirmos uma negociação trilateral até ao fim da semana”, disse Peña Nieto em alta voz. E reforçou: “É nosso desejo, senhor Presidente, que agora o Canadá também possa ser incorporado em tudo isso“.

A relação comercial entre EUA e México esteve à beira do colapso, mas ao fim de 13 meses de negociações os dois países chegaram a entendimento. Trump foi claro: “O NAFTA acabou. Este acordo é mais simples. E melhor para os dois países“. Quanto ao Canadá — com quem EUA está em guerra comercial nos últimos dias — Trump explicou que “ainda não começaram as negociações”, mas adiantou: “Mas vão começar em breve, vou falar em breve com o primeiro-ministro Trudeau.”

Para Trump, o acordo com o Canadá só pode ser positivo, pois os Estados Unidos querem ajudar os seus “vizinhos” e por isso o acordo deve ser “materializado rapidamente”.

Já antes de revelar a novidade na sala oval,  Donald Trump recorreu ao Twitter para revelar que existe um “grande acordo” com o México. Está prevista para as 16h, hora de Lisboa, uma declaração de Trump a partir da Casa Branca.

EUA, México e Canadá têm uma relação comercial que envolve  1,2 biliões de dólares (1,027 biliões de euros) por ano em comércio entre os três países vizinhos, quase tudo em produtos que estão abrangidos pelo acordo de comércio. Mas Trump há muito defende que os termos do NAFTA estão a tirar os empregos a centenas de milhares de norte-americanos, pelo que ou existia uma revisão dos termos ou os EUA iriam abandonar o acordo.

Nas últimas semanas, o Canadá tem sido mantido à margem destas negociações, que têm o setor automóvel como ponto principal. O objetivo de Trump, ao procurar fechar um acordo bilateral com o México, é pressionar o Canadá a não ficar de fora — mas o governo canadiano garante que não irá “assinar um novo NAFTA que não seja bom para o Canadá e para a classe média”.