Lealdade a Toda a Prova, o polémico livro onde ex-diretor do FBI James Comey acusou o presidente Donald Trump de não ter ética, de ser “desvinculado da verdade” e de exigir lealdade como se fosse um chefe da máfia, vai ser publicado a 5 de setembro em Portugal. A edição portuguesa, a cargo da Presença, chega seis meses depois da norte-americana, que saiu em abril. Publicada no dia 17 de abril pela editora norte-americana Flatiron Books, do grupo Macmillan, a primeira edição de 600 mil exemplares esgotou numa semana.

No livro, publicado depois de Comey ter sido afastado do cargo de diretor do FBI por Trump, em 2017, o autor escreve pela primeira vez sobre o seu papel nas presidenciais de 2016, descrevendo o atual presidente dos Estados Unidos como uma personagem turbulenta e egocêntrica. Mostrando-se preocupado com o com o rumo dos Estados Unidos e que o presidente esteja a prejudicar as instituições democráticas, Comey refere-se à presidência de Donald Trump como um “incêndio florestal”.

Lealdade a Toda a Prova Verdade — Mentira e Liderança Revelações do ex-Diretor do FBI, de James Comey, chega às livrarias portuguesas a 5 de setembro. A edição é da Presença

“Comey conduz os leitores através dos casos e episódios pessoais que o ajudaram a moldar a forma como vê a justiça, a equidade e a liderança ética. Vemos a sua determinação a ser posta à prova na sequência de um angustiante encontro com a morte e uma perda pessoal devastadora. O autor dá-nos uma visão detalhada dos estilos de liderança de três presidentes muito diferentes e, contudo, ficamos a saber porque é que as pessoas que tiveram nele uma influência mais profunda foram pessoas sem títulos ou cargos políticos”, refere a editora portuguesa.

James Comey foi despedido do cargo de diretor do FBI — que ocupava desde 2013 — por Trump em maio de 2017, numa altura em que o organismo admitia publicamente estar a investigar os alegados contactos mantidos entre a campanha do então candidato a presidente dos Estados Unidos e o Kremlin. Era Comey quem estava a liderar essa investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR