12 dias depois do colapso de parte da ponte Morandi, o Génova voltou a jogar em casa. O clube italiano, assim como os rivais da cidade, o Sampdoria, tinha adiado o jogo que estava marcado para o dia 19 de agosto, contra o Empoli, e só o cumpriu este domingo. Além do expectável minuto de silêncio antes do apito inicial, os adeptos do Génova organizaram algo absolutamente inédito e marcante: durante os primeiros 43 minutos do jogo estiveram em absoluto silêncio. 

Num comunicado divulgado horas antes da partida, os adeptos do Génova tinham pedido um “silêncio ensurdecedor de 43 minutos, um minuto por cada criança, trabalhador, estudante, pai ou mãe” que morreu na queda de parte da ponte Morandi, a 14 de agosto. Além dos adeptos do Génova, também os apoiantes do Empoli acederam ao pedido e o ambiente durante a grande maioria da primeira parte do jogo em nada se assemelhava ao normal de um estádio de futebol. Os pequenos murmúrios quando o Génova atacava eram rapidamente substituídos pelo silêncio — que não foi quebrado mesmo quando a equipa da casa marcou por duas vezes nos 20 minutos iniciais. O autor dos golos, o capitão Domenico Criscito, entrou em campo de mãos dadas com Cesare Cerulli, o filho de 11 anos de uma das vítimas da queda da ponte.

No final dos 43 minutos de silêncio, uma gigantesca salva de palmas irrompeu pelo Stadio Comunale Luigi Ferraris e só foi interrompida por gritos de “Génova, Génova”, enquanto os nomes das vítimas surgiam um a um nos ecrãs do estádio. O clube venceu o jogo por 2-1 e no final da partida o treinador Davide Ballardini reconheceu que “a cabeça e as pernas dos jogadores estavam pesadas”. “O nosso primeiro pensamento está sempre com a tragédia. Treinamos mas todos os dias passamos por uma estrada ou algo do género que nos lembra de tudo isto”, disse o treinador italiano.

Davide Ballardini e os jogadores entraram em campo com t-shirts com a frase “Genoa nel cuore”, Génova no coração em português, com uma ilustração que colocava um coração no local onde a ponte ficou dividida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR