É desconcertante olhar para este monster truck. Não por ser muito diferente dos restantes veículos do género, destinados a passar por cima de tudo e mais alguma coisa, de pedras, lama e até outros carros, mas sim porque o seu criador teve a lata de “assassinar” um Phantom Drophead Coupe para o produzir.

Certamente que os técnicos do luxuoso fabricante britânico, enquanto tentavam aprimorar as capacidades todo-o-terreno do primeiro SUV da casa, o Cullinan, não faziam ideia que alguém já se tinha antecipado e concebido um Rolls monstruoso, capaz de ultrapassar obstáculos que o Cullinan nunca ousará sequer chegar perto.

Rolls-Royce Cullinan. Tudo sobre o mais luxuoso SUV

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas analisando o vídeo abaixo, lá está ele, com um chassi de longarinas, para maximizar a robustez – suportar os esforços a que um tipo de veículo como este vai estar sujeito – uma altura ao solo incrível, para não encalhar nos obstáculos à mínima dificuldade, e um curso de suspensão ímpar, para lhe permitir dar saltos monumentais e aterrar sem uma beliscadura. Tudo isto enquanto “tem” lá em cima uma elegante e delicada carroçaria de um deslumbrante Phantom Drophead Coupé, o descapotável da Rolls.

Rolls Royce Cullinan what?

So you have the new Rolls Royce Cullinan.. that's cuuute ahah!Marchettino – Source unknown

Posted by Marchettino on Monday, August 27, 2018

Os monster trucks são apreciados em muitos países, mas são sobretudo uma moda americana, onde há milhares de empresas especializadas em fabricá-los. A carroçaria é a última coisa que interessa, sendo que há proprietários que optam por veículos de série imaculados, como este Rolls-Royce, enquanto outros preferem formas mais ameaçadoras, com chamas pintadas de lado e dentes aguçados na frente.

É claro que qualquer condutor pode mandar construir o seu monster truck e depois usá-lo para passear pela cidade, mas não é o caso de Portugal, onde o Instituto da Mobilidade e dos Transportes jamais homologaria uma destas transformações para circular na via pública. Mas a especialidade deste tipo de veículos é saltar sobre obstáculos, onde estão muito mais à vontade do que a atravessar mares de lama. Como, aliás, pode constatar no vídeo abaixo, onde uma série de monster trucks, mais ou menos sofisticados, são ‘ridicularizados’ por um Sherp ATV, um pequeno modelo russo – este sim, concebido para ir a todo o lado. Ao minuto 7.43 pode vê-lo a atravessar o lamaçal em ambos os sentidos (e inverter a marcha lá dentro), batendo com larga vantagem a concorrência.