Quando decidiu partilhar um desabafo com os seus 17 milhões de seguidores no Twitter, informando que tinha garantido os fundos para retirar a Tesla da bolsa, Elon Musk arranjou uma série de problemas que vai levar mais algumas semanas a ultrapassar e não necessariamente sem algum tipo de penalidade ou multa. Mas, deixando de lado esta situação legal, que já aqui noticiámos e está a seguir o seu curso, investigada pela Securities and Exchange Commission (basicamente, a CMVM americana), o anúncio extemporâneo teve outro tipo de implicações. Todas elas negativas.

A primeira foi assustar o fundo soberano saudita que já adquiriu 2 mil milhões de dólares em acções da Tesla, e facilmente reforçaria a sua presença com mais 10 a 15 mil milhões. Isto se as conversações não viessem a público, numa área em que os desbocados não são apreciados e o segredo é a alma do negócio. Mas sabendo que os eléctricos são o futuro e os sauditas têm excesso de liquidez, por um lado, e estão desejosos de investir em áreas tão longe do petróleo quanto possível, por outro, é mais que provável que venham a reforçar a sua presença na marca americana assim que a poeira assentar, sem se verem envolvidos na polémica relacionada com o anúncio de Musk.

Mas, de acordo com o Wall Street Journal (WSJ), sabe-se agora que havia outros candidatos a investidores, capazes de adquirir por um valor julgado apetecível as acções da Tesla em bolsa. De acordo o jornal americano, os consultores de Musk tinham conseguido aliciar o fundo tecnológico Silver Lake, bem com o Grupo Volkswagen, o que é uma surpresa. Ou não tanto, considerando que a Porsche adquiriu 10% da Rimac, com vista a usufruir do know-how e tecnologia da pequena companhia croata, que dá cartas nos superdesportivos eléctricos.

Segundo o WSJ, estes investidores estavam dispostos a reunir uma verba próxima de 30 mil milhões de dólares, mas muito provavelmente com algumas obrigações, especialmente por parte da Volkswagen, que obviamente tem interesse na tecnologia que a Tesla controla e onde o grupo alemão se prepara para dar os primeiros passos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR