Vencer o Concurso de Elegância de Pebble Beach para veículos de quatro rodas é tão complicado quanto ganhar o torneio de golfe que se disputa no mesmo local. Além da elegância e formas dos modelos expostos, é importante a sua raridade, a sua reputação à época, o seu estado e, sobretudo, o rigor com que foi restaurado. E, em 2018, o mais votado em todas estas categorias foi o Alfa Romeo 8C 2900B Touring Berlinetta, um coupé de duas portas de uma elegância ímpar, que viu a luz do dia em 1937.

Não é o primeiro sucesso deste modelo em concursos do género, nem a primeira distinção atribuída pelos jurados de Pebble Beach, uma vez que este Alfa já foi considerado o Modelo Fechado Mais Elegante na edição de 2001. Mas, desde então, os seus proprietários (David e Ginny Sydorick, de Beverly Hills) submeteram o 8C a uma profunda restauração, tendo em vista apresentá-lo exactamente como surgiu ao público no Salão de Automóvel de Berlin de 1938, certame que se seguiu às primeiras apresentações do veículo, nos salões de Paris e Milão do ano anterior.

Tendo permanecido na Alemanha até 1956, quando foi importada para os EUA, esta unidade do Alfa Romeo 8C 2900B, também conhecido como Coupé Leggero, foi profundamente restaurada em 1990, o que lhe assegurou a primeira vitória em Pebble Beach, antes desta última intervenção, que o distinguiu como o veículo Best in Show. No processo, o 8C bateu duas outras preciosidades da indústria, nomeadamente o Talbot Lago T26 Grand Sport Figoni Fastback Coupé, de 1948, e o Duesenberg J Murphy Town Limousine, de 1929.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR