O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou, esta quarta-feira, o diploma do Governo que procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para aplicação de portagens na autoestrada, segundo informação publicada na página da Presidência.

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagens por quilómetro de autoestrada”, lê-se na informação.

Em 9 de agosto foi aprovado em Conselho de Ministros que os veículos que pagam menos portagens (classe 1) passam a incluir os que têm peso bruto inferior ou igual a 2.300 quilogramas e altura ao primeiro eixo até 1,30 metros.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/receitas-de-portagem/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”183″ slug=”receitas-de-portagem” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/receitas-de-portagem/thumbnail?version=1510939257251&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

O ajuste das classes vinha a ser reivindicado pelo setor, nomeadamente, pelo grupo PSA, que tem uma fábrica em Mangualde e tinha referido que o investimento em Portugal poderia estar em causa caso se mantivesse o modelo de pagamento das portagens anexado à altura dos veículos.

Com o modelo atual de portagens, a nova viatura fabricada em Mangualde, por ter mais de 1,10 metros de altura, deveria ser incluída na classe 2 e agora será classe 1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR