A aeronave que irá efetuar evacuações sanitárias em Cabo Verde já está no aeroporto da capital e dali partirá para transportar os doentes entre as ilhas, ficando de fora Brava e Santo Antão, por falta de condições.

O aparelho – aeronave turboélice bimotor Jetstream 32 — é alugado a uma empresa portuguesa (Sevenair) através de um contrato que pressupõe o fornecimento do avião, cujos voos serão coordenados pelos serviços da Guarda Costeira.

Durante a apresentação do aparelho aos jornalistas, o major Domingos Correia, comandante da Esquadrilha Aérea da Guarda Costeira, explicou que se trata de um avião “bastante moderno”, preparado para voar a grandes altitudes, precisamente as que são “mais estáveis e confortáveis para o transporte de doentes”. “É um avião muito rápido, ideal para o transporte de ilhas e regionais, que exigem urgência e rapidez”, disse.

Apesar de potente, o aparelho tem uma estrutura de estabilidade, sublinhou o comandante, recordando que este tem uma capacidade para 19 lugares, podendo-se transformar num espaço “mais vip”, para 10 a 12 lugares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O avião vai ter base no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia (ilha de Santiago), e voará para as outras ilhas onde sejam necessárias evacuações sanitárias.

Fora do percurso da aeronave ficam as ilhas de Brava e Santo Antão, por não apresentarem condições de segurança para a aterragem do aparelho. “Estamos sempre preparados para satisfazer a nossa população, mas é preciso criar condições”, adiantou o major Domingos Correia, acrescentando que estão em curso trabalhos “para adquirir meios aéreos para a ilha Brava e Santo Antão.

O aparelho Jetstream 32 — que será tripulado por portugueses da empresa a que o mesmo foi alugado — está igualmente preparado para “missões de patrulhamento aéreo e de busca e salvamento”.