Luka Modric destronou Cristiano Ronaldo e conquistou o título de melhor Jogador do Ano a atuar na Europa. O troféu foi entregue esta quinta-feira pela UEFA no Forum Grimaldi do Mónaco, onde as equipas conheceram os adversários que vão defrontar na Liga dos Campeões desta época. E aumenta para 21 os prémios individuais do croata do Real Madrid, incluindo o de melhor médio na Liga dos Campeões na temporada 2016/2017.

Luka Modric, o homem mais bonito do mundo com a bola nos pés e o melhor jogador do ano para a UEFA

As expetativas estavam altas para Cristiano Ronaldo: se tivesse ganho, CR7 conquistaria o título da da UEFA pela terceira vez consecutiva e pela quarta vez em toda a carreira futebolística. Este título juntar-se-ia assim às cinco Bolas de Ouro conquistadas pelo português, aos 19 prémios de melhor marcador que recolheu ao longo da carreira — dois deles da FIFA e seis da UEFA — e à proeza de se ter tornado no primeiro futebolista a vencer por cinco vezes a Liga dos Campeões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Havia três argumentos do lado do internacional português. Em primeiro lugar, as exibições já com a camisola da Juventus porque “mostraram as suas qualidades como goleador, como autor de golos espetaculares e também como jogador capaz de marcar sob imensa pressão”. Em segundo lugar, o número recorde de vezes que conquistou a Liga dos Campeões (ainda pelo Real Madrid). E por último lugar, o hat-trick “sensacional” no jogo de estreia de Portugal na fase final do Mundial frente à Espanha.

A ciência explica (mas por pouco) aquele golo de Cristiano Ronaldo

Mas isso não chegou para que o júri, composto por 80 treinadores de clubes e por 55 jornalistas selecionados pelo grupo European Sports Media, cedesse às maravilhas de Ronaldo. A UEFA considerou que “apesar de não ser um goleador”, Modric “mostrou toda a sua capacidade de remate com um golo sensacional frente ao APOEL na fase de grupos”. Além disso, “ajudou o Real Madrid a dominar a final de maio frente ao Liverpool” graças a “um posicionamento e controlo de bola exemplares”. E por cima de tudo isto a UEFA ainda lhe dá mais louros porque “não é fácil capitanear um país com o tamanho da Croácia até à final de um Campeonato do Mundo”: “Modrić consegui-o com enorme elegância”, adjetiva a comissão.

Além de ter ultrapassado Cristiano Ronaldo, Luka Modric também venceu a Mohamed Salah, que “teve uma época de estreia sensacional no Liverpool”. O remate que resultou no golo que abriu caminho para o triunfo do Liverpool na primeira mão da meia-final com a Roma foi adjetivado pela UEFA de “soberbo”; a arte com que ultrapassou três defesas para chegar a uma bola perdida na partida frente ao Manchester City na segunda mão dos quartas-de-final também convenceu; e o facto de ter atingido os 32 golos no campeonato — um recorde em 38 jogos na Premier League –, superando as marcas de Luis Suárez, Cristiano Ronaldo e Alan Shearer, também era um ponto a favor de Salah. Só que isso não chegou.

Abaixo de Modric, de Ronaldo e de Salah ficaram Antoine Griezmann com 72 pontos, Lionel Messi com 55, Kylian Mbappé com 43 pontos, Kevin De Bruyne muito abaixo com 28 pontos, Raphaël Varane com 23, Eden Hazard com apenas 15 pontos e no último posto da tabela ficou Sergio Ramos com 12 pontos. Em conjunto com Cristiano Ronaldo, estes dez jogadores são considerados os melhores jogadores a atuar num clube membro da UEFA na última temporada.

Mas Cristiano Ronaldo não sai de mãos a abanar: A UEFA considerou o pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo frente à Juventus (que agora representa) ainda com a camisola do Real Madrid como o melhor golo da temporada passada. A bicicleta do internacional português nos quartos de final da Liga dos Campeões recebeu 197.496 votos — um número muito acima dos 35.558 votos que o segundo melhor golo, da autoria de Dimitri Payet do Marselha frente ao Leipzig, recolheu. Além disso, a nova aquisição da Juventus foi considerado o melhor avançado da última época.