A Polícia Judiciária de Cabo Verde deteve quarta-feira no Mindelo, ilha de São Vicente, cinco cidadãos cabo-verdianos e estrangeiros suspeitos de crimes de burla qualificada, ameaças de morte, falsificação e passagem de moeda.

Segundo um comunicado desta força de segurança, os indivíduos, com idades entre os 36 e os 50 anos, foram detidos “na sequência de várias buscas domiciliárias realizadas nos arredores da cidade do Mindelo, tendo sido ainda apreendidos diversos objetos e documentos relacionados com os crimes”.

Os suspeitos apresentavam-se com diferentes nomes e disfarces e “fazem parte de uma associação criminosa que se dedica a práticas de crimes de burla, ameaças de morte e rapto, falsificação de moeda e outros”, tendo vindo a atuar em várias partes do país, com destaque para a ilha de São Vicente, lê-se na nota. “Através de engano de ‘rituais de curas milagrosas e de feitiços’, ‘duplicação de dinheiro’ (notas pretas) e/ou passando por investidores estrangeiros, esses indivíduos manipulavam as vítimas, fazendo com que estas lhes entregassem grandes quantias em dinheiro”, diz ainda na nota da PJ.

As vítimas foram burladas em mais de 15 milhões de escudos cabo-verdianos (136 mil euros). Segundo a PJ, “presume-se que parte desse dinheiro tenha sido usado na compra da embarcação e mantimentos que apoiaram o transporte de pessoas para o Brasil, de forma ilegal, ocorrido recentemente, a partir de Mindelo”.

Estas detenções foram realizadas pela PJ, através do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) — Brigada de Crimes Económicos e Financeiros — e em cumprimento de um mandado do Ministério Público. Os detidos irão ser presentes sexta-feira às autoridades judiciárias competentes, para efeitos do primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos e aplicação de medidas de coação pessoais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR