O partido brasileiro PSDB teve na sede em Sergipe um cartaz que incluía uma composição de rostos de cidadãos felizes. Problema: não se sabe quantos daqueles rostos vivem, realmente, em Sergipe, porque entre as caras estavam as da cantora Selena Gomez e do banqueiro português António Simões que, além da carreira no banco HSBC UK é, também, conhecido pelo ativismo pelos direitos LGBT. O cartaz tornou-se viral nas redes sociais, o que levou o partido a pedir desculpa e a garantir que o painel já foi retirado e que nunca foi usado em campanha.

Questionado pela imprensa brasileira, o PSDB garante que “não houve má fé na utilização destas imagens”. Eis o que aconteceu, segundo o PSDB, partido que apoia o governo de Temer: “o partido contratou uma empresa, que fez o painel e aplicou numa das paredes internas da sede estadual”. Usando as redes sociais, o partido pediu “pede desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas”.

Além de uma imagem da cantora norte-americana e do banqueiro português — uma fotografia que parece ser retirada de uma entrevista que o presidente-executivo do HSBC UK deu ao Expresso há vários anos — aparece a imagem de uma youtuber brasileira, bem conhecida no Brasil, chamada Nátaly Neri.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mano, que raiva disso. Pelo menos Selena tá aí p’ra mostrar como esse povo tá muito louco”, comentou a youtuber, quando avisada por outro utilizador do Twitter de que a sua imagem teria sido usada sem a sua autorização.

O banqueiro português é, desde 2015, presidente executivo da unidade britânica do gigante financeiro HSBC. Foi premiado pelos European Diversity Awards e distinguido como o “mais inspirador gay executivo de topo”. Numa entrevista ao Expresso, de onde terá sido retirada a foto que foi usada no painel, afirmou que “ser gay é uma vantagem para mim. Tornou-me uma pessoa mais autêntica, com melhor empatia, melhor inteligência emocional”.