Uma fuga de ar na nave russa Soyuz, que está neste momento ligada à Estação Espacial Internacional, levou os astronautas a terem que resolver o problema, embora o reparo feito com fita adesiva ainda seja provisório. Na quarta-feira à noite, os controladores em Houston e em Moscovo detetaram uma queda na pressão a bordo e na quinta-feira a tripulação encontrou uma buraco com dois milímetros de de diâmetro. Neste momento, os astronautas estão a trabalhar com as pessoas em terra para arranjar uma solução permanente para o problema.

Os cientistas acreditam que o buraco pode ter sido causado por um pequeno meteorito, não colocando de parte a hipótese de ter sido provocado por lixo espacial. Em comunicado, a NASA esclareceu que a tripulação “nunca esteve em perigo”, acrescentando que “todos os sistemas da estação estão estáveis” e que a tripulação deve voltar a trabalhar com normalidade esta sexta-feira.

A Estação Espacial Internacional tem, nesta altura, seis pessoas a bordo: três da NASA, dois da Agência Espacial Russa e um da Agência Espacial Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR