Brasil

Economia brasileira com crescimento de apenas 0,2% no segundo trimestre do ano

O Produto Interno Bruto do Brasil avançou 0,2% no segundo trimestre, face ao primeiro trimestre do ano, informou esta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

PAULO NOVAIS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,2% no segundo trimestre, face ao primeiro trimestre do ano, informou esta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O sector de serviços foi responsável pelo desempenho positivo da economia brasileira, registando alta de 0,3%.

Houve estabilidade na agropecuária (0,0%) e uma queda de 0,6% da indústria. A despesa de consumo das famílias e as despesas de consumo do Governo brasileiro tiveram variações positivas de, respectivamente, 0,1% e 0,5%. No setor externo, as exportações de bens e serviços do país caíram 5,5%, enquanto as importações recuaram 2,1% em relação ao primeiro trimestre de 2018.

De abril a junho o PIB brasileiro totalizou 1,693 biliões de reais (348 mil milhões de euros). A produção total de riqueza no Brasil aumentou 1% no segundo trimestre de 2018, face ao mesmo período de 2017, alcançando o quinto resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação. Na comparação ano a ano os sectores indústria e serviços cresceram 1,2%, enquanto a agropecuária recuou 0,4%.

No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB brasileiro cresceu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O IBGE também revisou os últimos quatro resultados do PIB do país. No primeiro trimestre de 2018 a expansão anunciada anteriormente de 0,4% desceu para 0,1%. No quarto trimestre de 2017 o resultado ficou estável (0%), ou seja, não houve o crescimento de 0,2% anunciado anteriormente.

No terceiro trimestre de 2017 o crescimento foi de 0,6%, resultado maior do que a alta de 0,3% divulgada pelo IBGE. Por fim, o órgão informou que no segundo trimestre de 2017 o crescimento foi revisado de 0,6% para 0,4%.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)