O Congresso norte-americano e a capital federal dos Estados Unidos prestaram esta sexta-feira uma homenagem solene ao senador e ex-candidato presidencial republicano John McCain, que morreu no passado dia 25 de agosto, aos 81 anos.

A urna com os restos mortais do antigo piloto da marinha americana que foi prisioneiro de guerra no Vietname, chegou esta tarde (10h53 locais), sob muita chuva, ao Capitólio, a sede do Congresso norte-americano em Washington. A homenagem realizou-se numa sala situada por baixo da cúpula do edifício, com a presença de várias figuras norte-americanas, entre elas o vice-presidente Mike Pence, em nome de Donald Trump, a principal ausência.

A cerimónia iniciou-se com uma homenagem ao serviço público prestado por John McCain, por se colocar em perigo durante a Guerra do Vietname e por “dizer a verdade, mesmo quando não era esperado politicamente que o fizesse”.

Mitch McConnell, o líder da maioria do Senado e que, muitas vezes lutou contra McCain em temas como as finanças de campanhas, lembrou o antigo piloto como um adversário difícil. “Ele tinha o espírito de luta da América”, recordou, acrescentando que vai “sentir falta de um amigo querido cujo sorriso lembrou que o serviço é um privilégio”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ele tratou cada assunto com a intensidade que cada pessoa merece (…) lutava com unhas e dentes pela sua visão do bem comum”, referiu McConnell. “Agradecemos a Deus por dar a este país John McCain”, concluiu.

Mitch McConnell, o líder da maioria do Senado e que, muitas vezes lutou contra McCain em temas como as finanças de campanhas, lembrou o antigo piloto como um adversário difícil.

Também Paul Ryan relembrou o espírito de luta de John McCain e a sua dedicação no serviço ao país. Para o presidente da Casa dos Representantes, o que mais sobressai no ex-senador são os seus valores:  “As grandes bênçãos que só a liberdade pode conceder, o senso de propósito que uma batalha unida pode trazer e a humanidade comum que arde em cada um dos nossos corações”, referiu.

Mike Pence discursou em nome de Donald Trump, que esteve ausente da cerimónia. O vice-presidente dos Estados Unidos destacou os valores de McCain, mesmo quando discordavam em algumas questões.

Durante 35 anos, John serviu estas mesmas salas, sob esta mesma cúpula. E lutou pelo que acreditava. Nos meus tempos de congresso e como vice-presidente, nem sempre concordamos. E ele quase sempre reparou nisso. Mas o seu apoio a uma governo limitado, pela reforma tributária e o apoio às nossas forças armadas certamente deixaram a nossa nação mais próspera e mais segura. E sentiremos a sua falta. Como disse ontem o presidente Trump, respeitamos o seu serviço ao país”, disse Pence.

Pence lembrou a ida de McCain para o Vietname e como “os americanos ficaram maravilhados com a sua vontade de ferro”. À família do senador, também enviou uma mensagem: “Deixem-me dizer a todos os que estão reunidos e à sua querida família, em nome de uma nação agradecida, que lembraremos sempre como John McCain serviu o seu país de forma honrosa”.

“Em todas as gerações, há aqueles que colocam o país primeiro, que valorizam o serviço acima de si próprios, que convocam o idealismo a partir de uma tenra idade. John McCain era um homem assim”, concluiu Pence.

Mike Pence discursou em nome de Donald Trump, que esteve ausente da cerimónia.

A cerimónia antecede as cerimónias fúnebres, previstas para sábado na Catedral Nacional de Washington – com a participação do  ex-presidente Barack Obama e George W.Bush — e do funeral privado no cemitério da Academia Naval em Annapolis, no domingo.