A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Helpo vai lançar, a 1 de setembro, uma campanha de angariação de fundos em Portugal para ajudar 7.500 crianças moçambicanas a ter acesso à educação. A campanha, que se prolonga até 10 de setembro, em mais de 420 lojas Pingo Doce, prevê a aquisição de vales de 1, 3 ou 5 euros para comprar lanches, mochilas e manuais escolares para as crianças, segundo um comunicado da associação

A primeira edição desta campanha, que se realizou em 2017, permitiu angariar 46 mil euros que se traduziram no aumento do número de refeições distribuídas, mochilas oferecidas e manuais escolares entregues nas escolas das comunidades apoiadas pela Helpo em Moçambique. A Helpo distribui atualmente refeições a 7.477 crianças, de 15 escolas do norte de Moçambique, onde é “comum não existir um único manual escolar, nem sequer para o próprio professor”.

Moçambique é considerado um dos 20 países mais pobres do mundo, tendo cerca de 1,2 milhões de crianças atualmente fora da escola. A Helpo atua desde 2008 em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, desenvolvendo atividades em 38 comunidades rurais e 52 centros de intervenção, através da construção de escolas, bibliotecas, creches, centro de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua.

É financiada através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, donativos livres e projetos financiados por agências internacionais e empresas, apoiando mais de 21.000 crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR