O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,2% em agosto face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,6% em julho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta sexta-feira.

A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6%, quando em julho tinha sido de 1%. O índice relativo aos produtos energéticos diminuiu de 7,7% em julho para 7,4% em agosto, segundo a estimativa do INE.

A variação mensal estimada do IPC é -0,3% em agosto, depois de em julho o valor apurado ter sido de -0,6% e em agosto de 2017 ter sido nulo, e a variação média dos últimos doze meses foi de 1,1%, o mesmo valor registado no mês precedente

A variação mensal estimada do IPC é -0,6% em julho, depois de em junho, o valor apurado ter sido de 0,1% e em julho de 2017 -0,7%, e a variação média dos últimos doze meses foi de 1,2%, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente.

A estimativa do INE relativa ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português aponta para uma variação homóloga de 1,3%, contra um valor observado em julho de 2,2%.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de agosto vão ser publicados a 13 de setembro próximo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR