Aquele delicioso cantinho da Califórnia, limitado a sul por Carmel, onde Clint Eastwood foi presidente de câmara e possui dois restaurantes, e a norte por Monterey, acolhe anualmente a Monterey Car Week, onde se concentram todas atenções da indústria automóvel. A região, conhecida como 17 Mile Drive, que é uma espécie de parque natural onde estão localizados os melhores campos de golfe dos EUA e onde as propriedades atingem preços exorbitantes, recebe tudo o que seja relacionado com automóveis, modelos ou clássicos.

Talvez o elemento mais marcante seja o Concours d’Elegance de Pebble Beach, onde veículos históricos são distinguidos pelo seu valor, reputação e estado de conservação, desde que se respeite o modelo original. É isso que leva a que, por vezes, certos veículos presentes na exposição tenham merecido um maior investimento dos seus donos na restauração do que propriamente na aquisição. Por muito bom que fosse o seu estado à época.

10 fotos

Além da exposição dos clássicos, os leilões multimilionários atraem multidões, não necessariamente para licitar os veículos a leiloar, mas sim para apreciar todo aquele rodopio em torno de modelos pelos quais há muitos potenciais compradores desejosos de passar cheques de várias dezenas de milhões de dólares.

Todo este frenesim atrai os fabricantes de automóveis, que fazem questão de mostrar a tão distinta plateia os seus produtos mais recentes, ou os seus mais arrojados protótipos, aqueles que vão (idealmente) em breve dar origem a veículos, igualmente ousados, de produção em série. Um tão grande grupo de modelos permitiu-nos escolher aqueles que mais deram nas vistas, dentro das diferentes categorias, seja porque são efectivamente deslumbrantes, ou então porque chamam a atenção pela sua excentricidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR