A Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco, anunciou esta sexta-feira o investimento de mais de dois milhões de euros na Great Hotels of the World e na Live Electric Tours, duas startups de turismo. Segundo o comunicado enviado pela empresa, o investimento faz parte de uma aposta crescente da Portugal Ventures nesta área.

E que startups são estas? A Great Hotels of the World (GHOTW) é uma marca especializada em vários segmentos hoteleiros e está presente em 16 países, contando já com uma rede de 61 hotéis associados. O investimento da Portugal Ventures vai permitir à marca deslocar a sua sede — que atualmente se situa em Londres — para Portugal. Segundo Pedro Colaço, diretor da GHOTW, citado em comunicado, “o investimento da Portugal Ventures irá permitir o reforço da equipa em Lisboa e a expansão da marca em termos de serviços e destinos”.

O hoteleiro independente quer manter a identidade e personalidade únicas do seu hotel, mas precisa de acesso a distribuição, vendas e marketing internacional para concorrer com as grandes marcas hoteleiras”, acrescentou Pedro Colaço, da Great Hotels of the World.

A segunda startup que também vai receber investimento é a Live Electric Tours, uma empresa que organiza visitas às cidades de uma forma nova, através da experiência de self drive com viaturas 100% elétricas e que permitem transmitir a viagem em streaming (normalmente em direto para o Facebook, Instagram ou Youtube). Cada viatura está equipada com wifi grátis, um guia áudio de GPS, hotspot grátis e uma câmara Live HD.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o investimento da Portugal Ventures, diz ainda a nota enviada, a Live Electric Tours vai conseguir aumentar a frota de 5 para 16 viaturas, permitindo assim aumentar a capacidade de resposta aos grandes grupos empresariais e expandir a operação para o Porto e para outras cidades no interior do país. A estratégia é “contribuir para a descentralização da oferta de atividades turísticas para fora dos grandes centros urbanos”.

Estes dois investimentos concretizam uma nova fase da Portugal Ventures no investimento em projetos de turismo que não sejam necessariamente de base tecnológica, que tragam para o mercado produtos e serviços inovadores”, referiu Pedro de Mello Breyner, membro da Comissão Executiva da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures anunciou também que a partir de outubro vai abrir uma Call para a área de turismo, uma chamada a todos os empreendedores que tenham projetos turísticos que gostariam de apresentar e de receber investimento.