Mais de metade dos norte-americanos estão descontentes com Donald Trump, revelou uma nova sondagem feita pelo The Washington Post e pela ABC News. A percentagem (60%) é superior à obtida na última consulta aos eleitores em abril passado. Nessa altura, o descontentamento ascendia aos 56%, com 40% de aprovação. Esta é agora de 36%.

Esta sondagem foi feita na semana passada, quando Paul Manafort, antigo diretor de campanha de Donald Trump, foi considerado culpado de oito crimes de fraude financeira e fiscal. Depois da condenação, o presidente norte-americano admitiu estar a equacionar a possibilidade de conceder um perdão presidencial a Manafort, que considera “um homem de bem”. Relativamente a este ponto, 66% dos norte-americanos consultados admitiram estar contra o perdão, com apenas 18% a mostrarem o seu apoio.

Presidente dos EUA está equacionar perdão presidencial a Paul Manafort

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre a investigação às alegadas interferências russas nas presidenciais de 2016, levada a cabo pelo procurador especial Robert Mueller, 63% dos eleitores mostrou-se a favor. Apenas 29% dos inquiridos disse estar contra, com 53% a achar que Trump interferiu na investigação.  Uma outra questão dizia respeito aos alegados pagamentos feitos pelo advogado de Donald Trump a duas mulheres com quem terá tido um caso. Mais de 61% dos eleitores concordou que constituiria um crime se Trump o tivesse feito.

No que diz respeito à forma como o presidente controla a economia, as percentagens são mais equilibradas — 45% dos eleitores afirmaram estar contentes com as medidas tomadas por Trump, com 47% a mostrarem-se contra.

A sondagem foi conduzida por telefone entre 26 a 29 de agosto. Foram consultados 1.003 adultos, com uma margem de erro de 3,5%.