Vários milhares de pessoas concentraram-se este sábado na capital da Moldávia, Chisinau, para pedir a reunificação daquele país com a vizinha Roménia, segundo relatou a agência norte-americana Associated Press (AP).

Os apoiantes da reunificação exibiam as bandeiras nacionais da Roménia e da República da Moldávia, que são praticamente idênticas, e entoavam frases de ordem como “Unidade” e “Bessarábia, terra romena”, numa referência ao antigo nome da Moldávia.

A Moldávia, que fica entre a Roménia e a Ucrânia, uniu-se ao território romeno em 1918 e foi anexada pela então União Soviética em 1940. O território moldavo ganhou a independência em 1991.

Segundo a AP, os manifestantes aplaudiram um grupo de várias dezenas de romenos que se juntou à ação em defesa da reunificação depois de ter participado numa marcha, intitulada como a “Marcha Centenária”, que percorreu 1.300 quilómetros e que teve início na Roménia no passado dia 01 de julho.

O grupo de romenos foi impedido de entrar na Moldávia durante esta semana e ficou retido durante vários dias na fronteira. A polícia fronteiriça moldava justificou que os romenos representavam uma ameaça à ordem pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR