No Salão de Moscovo, a Volkswagen abriu caminho para conquistar uma clientela que gosta de se aventurar no fora de estrada, revelando uma nova versão do Tiguan, convenientemente apelidada “Offroad” e que, basicamente, dota o SUV compacto de mais aptidões para brilhar no todo-o-terreno. E por ‘brilhar’ queremos dizer isso mesmo, pois na prática estamos perante um pacote de equipamento que é, sobretudo, estético.

Olhando para as imagens, é possível perceber que este Tiguan exibe um novo pára-choques com embelezadores a fazer de protecção de cárter e novas embaladeiras, conferindo ao SUV alemão melhores argumentos na hora de enfrentar terrenos mais abruptos. Segundo  marca, o ângulo de ataque frontal é agora de 26º, oferecendo assim ao condutor menores preocupações com eventuais riscos de fricção que possam danificar a mecânica. A melhor forma de garanti-lo seria com uma distância ao solo mais elevada, mas nada é adiantado a esse respeito. O que é estranho, atendendo a que até o Kodiaq Scout vê a distância ao solo aumentar em 4 mm.

A calçar o Tiguan Offroad surgem de série pneus mistos, montados em jantes de liga-leve de 17 polegadas (18” como opcional), com acabamento escurecido, enquanto lá atrás se destaca o spoiler semelhante ao da versão R-Line e os farolins em LED.

No interior há poucas alterações e as que foram operadas visam uma maior resistência ao desgaste, além de uma utilização mais funcional. Daí os tapetes em borracha, mais facilmente laváveis, ou o revestimento da pedaleira.

Painel de instrumentos digital, sistema de infoentretenimento com ecrã de 8”, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink, sistema de estacionamento semiautomático Park Assist, câmara de marcha-atrás e arranque sem chave são alguns dos itens que compõem o equipamento desta versão que, para já, só foi confirmada para o mercado russo. Aliás, a produção será assegurada pela fábrica da Volkswagen em Kaluga, na Rússia.

Resta saber o que acontecerá nos restantes mercados, pois se por um lado o Tiguan é o SUV da Volkswagen que consegue o melhor desempenho comercial na Europa, por outro, já disponibiliza um pack opcional Off-road. A resolver  esta “redundância”, é bom ter presente que a versão Offroad do Tiguan será sempre proposta com tracção integral 4Motion, independentemente da motorização que o anima (1.4 TSI de 150 cv, 2.0 TSI de 180 cv e 2.0 TDI de 150 cv).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR