O Fiat 500X, à semelhança da restante família 500, é um modelo simpático, habitável e que agrada à maioria. Agora vai agradar ainda mais, uma vez que os motores mais acessíveis, a gasolina, são novos, modernos e potentes, sem penalizar os consumos.

Por fora, é fácil distinguir o renovado 500X do antigo, uma vez que a assinatura luminosa LED sofre alterações (e para melhor), tanto à frente como atrás. Mas além do aspecto, a capacidade de iluminação evolui 20%, nas versões equipadas com os novos faróis LED.  Melhorias igualmente no habitáculo e, sobretudo, no equipamento de segurança e de ajuda ao condutor que é proporcionado pelo modelo. Do reconhecimento de sinais de trânsito à travagem autónoma de emergência, passando pelo detector de ângulo morto, lane assist  e faróis adaptativos, o 500X alinha pelos melhores e passa a estragar os condutores com mimos. O SUV italiano passa igualmente a disponibilizar dos mais recentes sistemas de infoentretenimento, do Apple CarPlay ao Android Auto, passando pela navegação TomTom 3D e pela câmara de estacionamento traseira.

16 fotos

Mas o maior motivo de interesse para os condutores nacionais reside nas motorizações, com o SUV da Fiat a manter as alternativas a gasóleo, mas a passar a ter acesso aos mais recentes motores a gasolina do grupo. Nomeadamente, um três cilindros com 1.0 litros e um quatro cilindros com 1.3 litros, ambos sobrealimentados, que substituem o actual 1.4 de 140 cv. O primeiro fornece 120 cv, enquanto o segundo sobe até aos 150 cv, prometendo 20% menos de ruído e outro tanto a menos de consumo, com vista a tornar este tipo de mecânicas cada vez uma opção melhor face aos turbodiesel, especialmente para quem não faz muitos quilómetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para promover o renovado SUV, a Fiat apostou num anúncio repleto de humor. Recorrendo ao conceito do filme “Regresso ao Futuro”, mistura passado e presente, com um sorriso. E, de caminho, chama a atenção para os novos sistemas de apoio ao condutor e de entretenimento, com o cientista maluco “doc” Brown a surgir nas últimas imagens do vídeo.

O novo 500X vai estar disponível entre nós a partir de Outubro, sendo proposto por valores que se iniciam nos 22.500€.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=yCuBSRfuHoc