As notícias não eram boas à partida, mas o regresso a casa do militar paraquedista ferido no final da semana passada, na República Centro Africana (RCA), virou o tabuleiro das expectativas clínicas. Ao Observador, fonte oficial do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) refere que o soldado “tem previsão de recuperação total” da visão no olho esquerdo. Deve ter alta ainda esta semana.

Horas antes de o militar embarcar no Falcon da Força Aérea incumbido de trazê-lo de volta a Portugal, o EMGFA admitia que o prognóstico era “reservado”. Depois de ser avaliado pela equipa médica da missão portuguesa na RCA e de ser observado também no hospital sérvio que dá apoio à missão da ONU na capital, Bangui, havia fortes reservas quanto à capacidade de o soldado recuperar totalmente a visão.

Militar ferido com G3 na República Centro Africana tem “prognóstico reservado”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de o cenário clínico ser agora mais favorável, o EMGFA ressalva que o paraquedistas vai manter-se “sob observação”, para que seja feita uma “avaliação da recuperação, na consulta de especialidade”.

O militar chegou a Portugal ao final da noite da última sexta-feira, foi observado por especialistas médicos e o EMGFA diz que o militar “tem previsão de alta ainda esta semana, com previsão de recuperação total” de um ferido sofrido “durante uma operação de manutenção da sua arma. Quando o incidente ocorreu, o militar estava a uma semana de terminar a sua missão.

O soldado tinha data de regresso a Lisboa marcada para 6 de setembro. Nessa madrugada, parte de Lisboa o grosso do contingente que nos últimos seis meses esteve em aprontamento (ou em preparação) e que vai render os homens e mulheres que partiram para a RCA no início do ano, um grupo de que o militar ferido também integrava. Assim que esse novo contingente aterrar em Bangui, os militares há seis meses em missão na República Centro Africana regressam a Lisboa.

Paraquedista português ferido em acidente na República Centro Africana