Os preços homólogos da produção industrial aumentaram, em julho, 4,0% na zona euro e 4,7% na União Europeia (UE), com Portugal a registar uma subida acima da média dos países do euro (4,1%), segundo o Eurostat. Em junho, o indicador tinha aumentado, respetivamente, 3,6% e 4,5%, face ao período homólogo.

De acordo com dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE, face ao mês anterior os preços na produção industrial subiram 0,4% na zona euro e 0,3% na UE, em julho.

Na comparação homóloga, os preços na produção industrial tiveram os maiores avanços na Bélgica (9,8%), na Dinamarca (9,5%), na Estónia (8,9%) e na Hungria (8,7%), tendo sido registado apenas um recuo, na Irlanda, de -2,8%. Face a junho, os preços na produção industrial tiveram os maiores aumentos na Estónia (2,3%), em Chipre (1,9%), na Dinamarca e na Letónia (1,3% cada).

No Luxemburgo, Roménia (-0,4% cada), Irlanda e Reino Unido (-0,1% cada) foram observadas as quebras mensais no indicador. Em Portugal, os preços na produção industrial aumentaram 4,1% na comparação com julho de 2017 e 0,2% face a junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR