Depois de ter sido recentemente publicado em Espanha, chega agora a Portugal Sepulcros de Cowboys, um livro de textos inéditos de Roberto Bolaño. A edição portuguesa, a cargo da Quetzal, é a primeira tradução dos contos “Pátria”, “Sepulcros de Cowboys” e “Comédia do horror de França” e chega às livrarias portuguesas já neste mês de setembro.

”Provenientes de uma época em que Roberto Bolaño ainda ‘ensaiava’ aqueles que viriam a ser os seus mais icónicos romances, estes escritos revelam já os grandes temas e as personagens que deram vida a toda a sua obra posterior”, refere a sinopse divulgada pela editora durante a apresentação das últimas novidades de 2018, durante a manhã desta terça-feira.

Roberto Bolaño nasceu em 1953, em Santiago do Chile, mas foi na Cidade do México que cresceu e começou a escrever poesia. Foi também aí que fundou com um grupo de amigos o Infrarrealismo, um movimento de “provocação e apelo às armas” contra “o establishment das letras latino-americanas”. Na década de 70, mudou-se para o velho continente, estabelecendo-se em Espanha, onde viveu até ao fim dos seus dias, escrevendo compulsivamente. Morreu em Barcelona, em 2003, deixando uma extensa e premiada obra.

Além de Sepulcros de Cowboys, contam-se entre as novidades da Quetzal para os últimos meses do ano A Praia de Manhattan, o novo romance se Jennifer Egan, ‭A puxar ao sentimento, um livro com textos inéditos de Vasco Graça Moura sobre o fado, O Solilóquio do Rei Leopoldo, e a primeira tradução portuguesa da obra de Mark Twain. Serão ainda lançadas novas edições de A Educação Sentimental dos Pássaros e Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa, e Meia Vida, de V.S. Naipaul, que morreu no passado mês de agosto.

No campo da não-ficção, a editora vai lançar o Tomo I do quarto volume da tradução da Bíblia de Frederico Lourenço, que inclui os livros sapienciais, como os Eclesiastes ou o Cântico dos Cânticos, O Século dos Prodígios, um livro de Onésimo Teotónio Almeida sobre o ambiente científico dos Descobrimentos portugueses, A Arte de Caminhar, Um Passo de Cada Vez, do explorador norueguês Erling Kagge (autor de Silêncio na Era do Ruído), e ainda Deus. Uma Biografia, de Reza Aslan, autor da polémica biografia de Jesus da Nazaré, de 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR