É uma medida que chega atrasada no tempo, mas vem na vanguarda do desporto: a Liga Mundial de Surf anunciou, na passada quarta-feira, que os prémios monetários dos circuitos mundiais masculino e feminino serão iguais a partir de 2019.

O surf torna-se assim na primeira modalidade a conceder prémios iguais a homens e mulheres, num dia em que foram anunciados também os calendários masculino e feminino para as provas do próximo ano.

“Este é um enorme avanço na nossa estratégia de elevar o surf feminino a um novo patamar e estamos empolgados ao assumir este compromisso no anúncio do nosso calendário de 2019. Esta é a mais recente de uma série de ações que a Liga se comprometeu a tomar em relação às nossas atletas, desde competir nas mesmas ondas de qualidade que os homens até receber mais investimento e apoio financeiro”, explicou Sophie Golschmidt, CEO da Liga Mundial de Surf desde 2017, a primeira mulher a liderar a organização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chegada de Sophie Golschmidt funcionou como um primeiro passo na luta pela igualdade de géneros, que vê agora o prémio monetário do circuito feminino aumentar em mais de 150% e a prova aumentar de quatro eventos para nove, com a etapa de Peniche, na Praia de Supertubos, a estrear-se na competição mundial.

O anúncio da Liga Mundial de Surf surgiu numa altura em que, pela primeira vez na história, os surfistas vão participar no Surf Ranch Pro, na Califórnia, um evento do circuito mundial que será disputado numa onda artificial, a cerca de 100 quilómetros do mar mais próximo.

“É incrível e estou muito feliz. O prémio em dinheiro é fantástico, mas a medida significa ainda mais”, garantiu Stephanie Gilmore, seis vezes campeã mundial de surf.

Também o lendário Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, se mostrou feliz pela medida. “As mulheres e a competição feminina merecem esta mudança. As atletas femininas comprometem-se de igual forma com o surf e devem receber os mesmos prémios“, afirmou, tendo mesmo feito uma publicação relativa ao assunto no seu Instagram.

View this post on Instagram

It’s an honor to take part supporting the @wsl in announcing prize money pay equality for men and women in surfing. It’s awesome that they’ve taken it upon themselves to step up and make this statement for the collective group. I’m convinced that men want to rule the world to try and impress women! But it’s easier and more flattering to start by treating them as our equals in the workplace. It’ll be interesting to hear people’s comments regarding the topic. I believe it’s a great precedent to set in sports and challenges what has been the norm. My brothers and I were raised predominantly by our mom on a small weekly paycheck so it’s refreshing to set an example as a sport for what should be the norm, and not the exception, in society. #CatchThisWave is the hashtag. Join in the conversation! ✌???‍♂️ • • • • After reading comments, people make a lot of valid but, frankly, redundant points about open markets. This isn’t a market dictating who gets paid more for selling goods. This is a choice by the owners of our tour to give equal prize money for equal commitment to the sport and respective careers. Good on ‘em for the gesture and support of the #WomenWhoShred. Maybe anyone who has a problem with it should have to surf against them for rights to an opinion?! ??‍♂️???

A post shared by Kelly Slater (@kellyslater) on

O calendário para 2019 conta com uma nova data de início do circuito mundial, que agora será em abril e não em março, na Gold Coast, Austrália. O evento de encerramento mantém-se no Havai, em dezembro.

Os três eventos consecutivos que se realizavam na Austrália foram também interrompidos, com os surfistas a disputarem as etapas de Gold Coast e Bells Beach, em terras australianas, e a rumarem a Bali, na Indonésia, antes de regressarem à Austrália para surfar em Margaret River, na quarta etapa do circuito.

Calendário do circuito mundial de surf 2019 masculino:
3 a 13 de abril – Gold Coast, Austrália
17 a 27 de abril – Bells Beach, Austrália
13 a 24 de maio – Bali, Indonésia
27 de maio a 7 de junho – Margaret River, Austrália
20 a 28 de junho – Saquarema, Brasil
9 a 22 de julho – Jeffreys Bay, África do Sul
21 de agosto a 1 de setembro – Teahupoo, Taiti
19 a 22 de setembro – Surf Ranch, Califórnia, Estados Unidos
3 a 13 de outubro – Hossegor, França
16 a 28 de outubro – Peniche, Portugal
8 a 20 de dezembro – Pipeline, Havai

Calendário do circuito mundial de surf 2019 feminino:
3 a 13 de abril – Gold Coast, Austrália
17 a 27 de abril – Bells Beach, Austrália
13 a 24 de maio – Bali, Indonésia
27 de maio a 7 de junho – Margaret River, Austrália
20 a 28 de junho – Saquarema, Brasil
9 a 22 de julho – Jeffreys Bay, África do Sul
19 a 22 de setembro – Surf Ranch, Califórnia, Estados Unidos
3 a 13 de outubro – Hossegor, França
16 a 28 de outubro – Peniche, Portugal
25 de novembro a 7 de dezembro – Maui, Havai