O partido italiano de extrema direita, Liga Norte, foi condenado a entregar 49 milhões de euros relativos a subsídios eleitorais que terão sido desviados entre 2008 e 2010. Para evitar esta apreensão e a consequente falência, o partido do ministro do Interior e vice-primeiro ministro italiano, Matteo Salvini, poderá ser obrigado a mudar de nome e só depois ser relançado, revela o The Guardian.

A decisão foi tomada por um tribunal em Génova, que ordenou a apreensão permanente de todas as contas bancárias associadas à Liga, pois os fundos não foram contabilizados nos registos do partido — que forma atualmente governo com o partido anti-sistema Movimento 5 estrelas — e terão sido desviados para uso pessoal, como a compra de diamantes e barras de ouro. O problema é que a Liga não terá reservas suficientes para pagar os 49 milhões de euros, correndo o risco de ir à falência.

Em 2017, a investigação levou à condenação de Umberto Bossi, fundador e ex-líder do partido, a dois anos e meio de prisão e do seu tesoureiro, Francesco Belsito.

Salvini, no mês passado, disse que “nunca viu esse dinheiro”. O ministro do Interior de Itália referiu publicamente que não colocava em cima da mesa a hipótese de mudança de nome do partido. No entanto, avança o jornal britânico, Giancarlo Giorgetti, membro do partido, disse que “se o tribunal confiscar o dinheiro, a Liga acabou”.

Entretanto, Salvini já reagiu à ordem do tribunal e, citado pelos meios de comunicação internacionais, disse não estar preocupado “porque o caso diz respeito a coisas que se passaram há oito ou nove anos. É um caso do passado”. “Se eles nos querem tirar tudo, podem ir em frente. Não teremos problemas em continuar na política porque os italianos estão connosco”, sublinhou.

E, caso o partido termine mesmo, como será o seu novo nome? Segundo o The Guardian, que consultou fontes próximas, há várias hipóteses. “Italianos primeiro”, “Liga Nacional” e “Liga para Salvini” são alguns dos nomes que já terão sido sugeridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR