788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portugal está nos últimos lugares do desempenho ferroviário na Europa

Este artigo tem mais de 5 anos

O desempenho ferroviário português é o terceiro mais baixo da Europa em 25 países. O ranking de 2017 da Boston Consulting Group avalia a intensidade do uso, qualidade de serviço e segurança.

i

JOSÉ COELHO/LUSA

JOSÉ COELHO/LUSA

O sistema ferroviário português tem a terceira nota mais baixa no índice do desempenho ferroviário entre 25 países europeus. O ranking mais recente elaborado pela consultora Boston Consulting Grup (BCG) tem a data de 2017 e coloca Portugal em 23º lugar com uma pontuação de 2,4 numa escala onde a nota mais alta atribuída à Suíça é de 7,2. Abaixo da ferrovia nacional surgem apenas a Roménia e a Bulgária.

O índice de desempenho ferroviário é construído a partir da avaliação de três dimensões do sistema de caminhos de ferro: a intensidade da sua utilização para o transporte de passageiros e carga, a qualidade do serviço e a segurança, avaliada em função dos acidente e mortes por quilómetros percorridos.

No caso português, a nota mais baixa, de 0,8, foi obtida no primeiro indicador que mede o grau de utilização e as taxas de ocupação da infraestrutura e dos comboios. A avaliação da segurança obteve uma classificação de apenas 0,2, um valor que não obstante é mais alto que o atribuído a sistemas ferroviários com uma pontuação global mais alta: casos da Polónia, Eslováquia, Hungria e Lituânia.  Este indicador em Portugal é muito influenciado por acidentes em passagens de nível.

A melhor nota do sistema ferroviário português, de 2,1, foi alcançada no indicador da qualidade de serviço, medida pela pontualidade, rapidez e acessibilidade económica.

O ranking mais recente da Boston Consulting Group mostra ainda que Portugal até subiu um lugar nesta classificação desde 2015, passando de 24 para 23 e recuperando a posição que tinha em 2012, quando foi iniciada esta avaliação. No entanto, o resultado do índice mais recente é elaborado a partir da bases de dados relativa ao ano de 2014 da União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A avaliação da BCG conclui que existe uma correlação entre a performance do caminho de ferro e o nível de gastos públicos com este setor, onde se incluem subsídios de operação e investimento nos sistemas. E esta correlação vai ficando mais forte com o tempo. “Quanto mais um país aumenta o investimento no seu sistema ferroviário, melhor a performance que este alcança”. E o valor dos apoios públicos varia sobretudo em função dos montantes que são atribuídos aos gestores da infraestrutura — em Portugal é a Infraestruturas de Portugal.

Ao mesmo tempo, a análise mostra que os países que mais investem, são também os que obtém maior retorno do capital aplicado. Pelo contrário, “países como Luxemburgo, Bélgica, Letónia, Eslováquia, Portugal, Roménia e Bulgária obtêm um retorno relativamente baixo pelo dinheiro que aplicam”.

Por outro lado, o estudo não encontrou uma grande correlação entre o desempenho do sistema e o grau de liberalização ou modelo de governação e gestão da ferrovia. Responsáveis do setor ferroviário português têm apontado a separação entre a operação e a gestão da rede, na Portugal foi pioneiro, como um dos fatores contribuiu para a degradação da qualidade da rede e da oferta.

Sinais de alerta aos decisores

Numa avaliação global, a Boston Consulting Group considera que estas conclusões são um “sinal de alerta” para reguladores e decisores políticos que pretendam melhorar o desempenho do sistema ferroviário, num relatório que o Observador trabalha no dia em que o ministro com o pelouro da ferrovia, Pedro Marques, estará no Parlamento para um debate sobre o estado da ferrovia.

Para países que registam uma degradação ligeira dos níveis de desempenho, se os gastos públicos estabilizarem, isso pode não ser suficiente para manter o nível. E porque são necessários alguns anos para a degradação da performance se tornar claramente visível —  tese comprovada em Portugal onde só nos últimos anos estão a emergir as consequências dos cortes no investimento e nas despesas feitos na viragem da década — esta é a altura certa para tomar medidas para reverter os primeiros sinais de declínio e assegurar que os clientes do sistema não sentem esse impacto.

Por outro lado, os investimentos neste setor demoram anos a ser executados, pelo que uma decisão tomada hoje demora muito tempo a produzir o efeito pretendido na melhoria da oferta. E quanto mais se adiar, menor a capacidade de travar a degradação. Um exemplo dessa demora foi dado esta semana pelo presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira. Se o concurso para a compra de comboios anos avançar este ano, e o ministro do Planeamento já disse entretanto que será aprovada, as primeiras unidades só serão entregues em 2023. Isto porque os fabricantes só trabalham por encomenda e os 22 comboios que a CP quer comprar são uma “encomenda pequeníssima” para os padrões europeus.

Governo vai aprovar compra de 22 comboios regionais pela CP por 170 milhões

O ranking do desempenho ferroviário na Europa está dividido em três escalões. O primeiro para os países que apresentam melhores performances nos indicadores selecionados e que é composto pela Suíça, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Áustria, Suécia e França. Estes são países com grandes tradições ferroviárias, redes com elevada extensão e que mantiveram um nível de investimento importante na ferrovia e cujos sistemas obtiveram classificações acima dos 6.

No segundo escalão com notas medianas, entre os 4.5 e os 6, estão o Reino Unido, a Holanda, o Luxemburgo, a República Checa, Noruega, Bélgica, Itália e a Espanha. Portugal está situado no último escalão, acompanhado sobretudo por países do leste — Lituânia, Eslovénia, Hungria, Letónia, Eslováquia, Polónia, Roménia, Bulgária e a Irlanda. Mas o caso irlandês é destacado nesta avaliação pela positiva devido à elevada nota obtida na segurança, 2,7.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora