O vídeo tem perto de meia hora e contém imagens inéditas dos atentados do 11 de setembro, reveladas 17 anos depois. Mark LaGanga, antigo repórter da CBS, correu os escombros de câmara na mão, captando os momentos de pânico vividos depois da colisão dos aviões contra as Torres Gémeas.

O jornalista corre em direção aos escombros, vai filmando o trabalho das equipas de resgate e perguntando o que se passa aos populares e às autoridades — mostrando a cidade coberta de pó. O jornalista chega mesmo a entrar num dos edifícios que desabou, subindo ao terceiro andar. Com o ruído dos alarmes como pano de fundo, questiona um polícia, que explica que o topo do prédio caiu e que o aconselha a abandonar o edifício.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=267&v=rpRyhpqJugg

O minuto 18 é o mais impressionante. LaGanga filma a queda da segunda torre e mantém-se perto do arranha-céus, apesar da nuvem de pó que se aproxima e dos populares em fuga. Durante três minutos, a imagem chega mesmo a ficar negra, ouvindo-se apenas o barulho dos escombros e dos gritos. Um dos homens conta o que se passou e acaba mesmo por dizer, em tom de brincadeira, que aos 69 anos ainda “consegue correr”.

O vídeo tornou-se viral na Internet e conta já com perto de sete milhões de visualizações no Youtube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR