O Moreirense foi suspenso da participação em competições desportivas durante um ano, após terem sido provados quatro crimes de corrupção ativa, avança o Jornal de Notícias. A sentença foi proferida pelo Tribunal de Santa Maria da Feira.

Em causa estará o suborno de futebolistas da Naval 1.º de Maio e do Santa Clara, durante a época de 2011/2012, para ajudarem o clube a vencer os jogos e, desta forma, o Moreirense ser promovido à 1.ª liga.

Os minhotos foram também condenados a pagar uma multa de 112 mil e 500 euros (250 euros por dia durante 450 dias). O filho do presidente do clube, Pedro Magalhães, e o vice-presidente, Orlando Alhinho, que eram arguidos no processo, foram condenados a penas suspensas, mediante o pagamento de valores entre os mil e os cinco mil euros a associações de solidariedade.

O Moreirense já anunciou que vai recorrer da decisão. Segundo o advogado Ricardo Sá Fernandes, “o Moreirense não está suspenso desta competição porque a decisão não transitou em julgado e porque esta decisão visa o Moreirense clube e não a SAD. Não há repercussão nesta época, isso é seguro”, disse, em declarações à SIC Notícias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Moreirense assegurou esta sexta-feira a sua inocência num processo de corrupção desportiva no qual foi condenado a um ano de suspensão de participação nas competições e anunciou que recorrerá da decisão do tribunal de Santa Maria da Feira.

“O Moreirense Futebol Clube afirma e reitera perante todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes que não ordenou, não autorizou, não consentiu ou sequer deu o seu beneplácito para que em seu nome, ou no seu interesse fosse praticado qualquer ato corruptivo, que aliás, abomina”, refere o comunicado do clube, adiantando que “lutará até ao limite das suas capacidades para demonstrar essa sua inocência”.

Na mesma nota, o emblema de Moreira de Cónegos sublinha também que a participação da equipa de futebol nos campeonatos profissionais não está em causa, uma vez que a notificação da sentença incidiu sobre o clube e não sobre a SAD, pela qual compete a equipa na I Liga de futebol.

“A Moreirense Futebol Clube — Futebol, SAD não é nem nunca foi arguida nos autos, não tendo sido alvo de qualquer condenação ou sanção, pelo que a sua participação nos campeonatos profissionais não está em causa”, indica o comunicado do clube, esclarecendo que apenas as camadas jovens serão afetadas nas provas da Associação de Braga e da Federação Portuguesa de Futebol.