O ministro da Defesa não perdeu tempo. Depois de ouvir as críticas do líder do PSD, Rui Rio, relativamente ao furto em Tancos, José Azeredo Lopes usou a rede social Facebook para reagir. Num resposta organizada em oito pontos, o governante disse que em política não vale tudo e defendeu que o Governo agiu de forma “célere e competente” e chutou a responsabilidade da investigação para o Ministério Público.

A reação do ministro foi conhecida logo após as palavras de Rui Rio  no encerramento da Universidade de Verão do PSD. O líder social democrata defendeu  que o país tem de exigir ao Ministério Público que rapidamente faça a “acusação correta” no caso do furto de material de guerra em Tancos, considerando o Governo “incapaz de dar mais respostas”. E recorreu ainda à ironia para descrever o roubo de material de guerras, socorrendo-se de célebre sketch humorístico do falecido ator Raul Solnado sobre a ida à guerra: “Os gatunos chegaram à guerra e estava fechada, aproveitaram para levar o que levaram”, gracejou.

José Azeredo Lopes não achou piada e não perdeu tempo até reagir no Facebook. Sustentou que em “política, como noutras esferas da vida, não devia valer tudo”, criticando ainda que para “se fazer oposição” não se hesite em “tentar a todo o custo” a partidarização do Exército.

1. O Governo fez o que lhe cabia e era seu dever, respondeu de forma célere e competente ao furto de Tancos e…

Posted by José Alberto Azeredo Lopes on Sunday, September 9, 2018

“O Governo fez o que lhe cabia e era seu dever, respondeu de forma célere e competente ao furto de Tancos e restabeleceu as condições de segurança do material militar à guarda das Forças Armadas, nomeadamente através da recolocação noutros paióis mais modernos, num tempo recorde, de mais de mil toneladas daquele material”, escreveu.

Mais disse que não compete ao Governo investigar, mas ao Ministério Público, e que às Forças Armadas é devido respeito sob pena de ferir a democracia. “Se até aqui já é mau, é ainda pior, é péssimo quando, para se tentar ir “fazendo” oposição, se atacam ferozmente as Forças Armadas e, como no caso, o Exército, não se hesitando em tentar a todo o custo a sua partidarização”, acusou o ministro da Defesa.

Na próxima quarta-feira, Azeredo Lopes vai ao parlamento prestar mais esclarecimentos sobre o caso de Tancos, furto que foi divulgado pelo Exército em junho do ano passado (há mais de um ano).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR