Um homem egípcio foi detido na Arábia Saudita depois de um vídeo, em que aparece a tomar o pequeno almoço com uma mulher, se ter tornado viral no Twitter. As imagens geraram discussão nas redes sociais, com setores mais conservadores da sociedade saudita a condenar a atitude dos dois colegas.

No vídeo, com cerca de 30 segundos, que o próprio divulgou na rede social, o empregado de hotel surge a comer com uma colega, uma mulher que se assume que seja saudita e que veste um niqab —  o véu tradicional que apenas deixa as mãos e olhos descobertos. A polémica assumiu proporções ainda maiores por causa do momento, também filmado, em que a mulher dá comida à boca do homem.

Segundo a lei saudita, as mulheres e famílias devem sentar-se separadamente dos homens solteiros nos restaurantes e locais de trabalho. E foi com base nesta legislação que o Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Social deteve o homem, acusando-o, segundo a BBC, de “cometer várias violações e de ocupar um lugar exclusivamente destinado a sauditas”. De acordo com a Reuters, o dono do hotel foi também chamado a prestar declarações, por “falhar na adoção dos controlos espaciais para empregar mulheres”.

Além da condenação, o caso levou vários utilizadores do Twitter a questionar a situação de desigualdade de género no país. Apesar dos recentes progressos — a Arábia Saudita passou a permitir que as mulheres conduzissem, frequentassem o cinema e os estádios de futebol –, este país continua a estar entre os considerados mais restritivos nos direitos das mulheres. Considerado o 138º em 144 no Gender Gap Index, continua a não permitir que as mulheres abram conta bancária própria, viajem para o estrangeiro, casem ou se divorciem sem permissão masculina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Arábia Saudita. “Hoje, vou conduzir para o trabalho. E, pela primeira vez, não estou no banco de trás”

Arábia Saudita autoriza mulheres a assistir a jogos em três estádios a partir de 2018