Unionistas contra separatistas? Voltariam a ganhar os separatistas. Na véspera da comemoração do dia nacional da Catalunha, uma sondagem da SocioMétrica divulgada pelo El Español dá conta de que, se as eleições na Catalunha fossem hoje, voltaria a ganhar o bloco separatista, embora com algumas alterações ao nível das intenções de voto.

O partido mais votado hoje não seria o Ciudadanos (unionista), mas sim a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), partido separatista liderado por Oriol Junqueras, que teria 25,1% de votos, conseguindo eleger entre 35 a 37 assentos parlamentares. Nas eleições do final do ano passado, foi o Ciudadanos de Inés Arrimadas que foi o partido mais votado, com 25,3% dos votos e 36 deputados eleitos. Apesar de ter vencido, contudo, o Ciudadanos não conseguiu formar governo, porque o bloco independentista uniu-se no pós-eleições.

A avaliar pela sondagem da SocioMétrica, o Ciudadanos seria agora a segunda força política mais votada, ficando pelos 22,3% dos votos, e passando dos 36 deputados eleitos para algures entre os 31 e os 33 deputados. Mas, apesar da vitória da Esquerda Republicana, os blocos independentista/constitucionalista ficariam semelhantes: os separatistas continuariam a ter maioria suficiente (49%) para permanecer no governo da Generalitat, e os unionistas, juntos, ficariam pelos 42,3% dos votos.

A diferença mais significativa tem a ver com a alternância entre o partido de Carles Puigdemont, o Juntos Pela Catalunha, e o partido de Oriol Junqueras, a Esquerda Republicana (ERC). Ambos eram, respetivamente, presidente e vice-presidente do governo regional da Catalunha. Acontece que, a avaliar pela sondagem, a formação política de Puigdemont cairia dos 34 deputados eleitos para 25 a 27 deputados (18,4% dos votos), bem atrás dos 25,1% que teria a ERC. Ou seja, neste cenário, seria Oriol Junqueras a exigir a governação — o que adquire particular importância tendo em conta que, acusados criminalmente de rebelião contra o Estado espanhol, Junqueras enfrentou a prisão enquanto Puigdemont recorreu ao exílio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um guia para entender as eleições da Catalunha: poderá ficar ingovernável?

Do lado dos unionistas, não haveria grandes diferenças, se as eleições fossem hoje. A pequena queda do Ciudadanos seria compensada com uma ligeira subida do PP (que passaria de 4 deputados para 5 ou 6), e o Partido Socialista da Catalunha (PSC) passaria dos 17 deputados para 20 ou 22, beneficiando talvez da chegada ao poder de Pedro Sánchez a nível nacional.

Segundo o El Español, a sondagem foi realizada tendo por base 1.200 entrevistas, via telefone fixo, móvel ou internet, e feitas entre 22 e 30 de agosto.