“É preciso sobretudo abandonar a ideia de que já nos safámos da crise e que nos podemos ocupar de outras coisas. Claro que há outros problemas [como as migrações e a crise dos refugiados], mas o pior que nos podia acontecer seria juntarmos a esses problemas uma crise da zona euro”. Quem o diz é o economista francês Jean Pisani-Ferry, fundador de um dos mais importantes think tanks sobre questões europeias e da moeda única, numa entrevista publicada esta segunda-feira no jornal Público.

Para Pisani-Ferry, que foi o economista coordenador do programa eleitoral do presidente francês Emmanuel Macron, o euro ainda não está a salvo e é preciso não fechar os olhos. “É preciso resolver as crises dentro da zona euro, em vez de dizer, face a situações desse tipo, que a única solução é expulsar um país. Isso criaria imediatamente uma vaga de especulação que enfraqueceria toda a gente. Seria gravíssimo”, diz, sublinhando que a reestruturação da dívida seria sempre “uma solução de último recurso”, mas garantindo que, embora não haja soluções claras, a “zona euro continua frágil” e “a união bancária ainda tem de ser completada”. “No plano financeiro, na capacidade de absorver choques, não estamos ainda onde deveríamos estar”, afirma ainda.

Numa breve referência à situação específica de Portugal, o economista diz que Portugal “demonstrou que o pessimismo geral com que era encarado há alguns anos era excessivo”. E que os resultados positivos estão hoje à vista, o que “permite ser mais otimista sobre o futuro da zona euro”, apesar de reconhecer os “custos sociais elevados” que uma recuperação pós-crise acarreta. “Verifiquei recentemente que Portugal está à frente da Alemanha em matéria de crescimento das exportações, muito à frente de Espanha e ainda mais de França”, afirma.

Trump, Macron e a Europa

Questionado sobre uma eventual aliança de políticas anti-europeias entre Viktor Orbán e e Matteo Salvini e sobre a eventual falta de força de Emmanuel Macron para ser o símbolo da esperança para liderar um grande movimento europeu, o economista não tem dúvidas em afirmar que “um grande movimento europeu não é fácil de lançar”, até porque Emmanuel Macron “ainda não levou por diante uma reforma profunda da zona euro” como desejaria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em jeito de balanço do primeiro ano de mandato de Macron no Eliseu, de resto, Pisani-Ferry diz que o presidente francês se mantém fiel à sua filosofia de “criar as capacidades de empowerment [dos cidadãos], combatendo as desigualdades de acesso”, ou seja, em vez de distribuir dinheiro, privilegia dar mais capacidades às pessoas “por via da formação e do acesso ao mercado”, constatando que nesse domínio muita coisa foi feita num ano de mandato. Estando a “França habituada a deitar dinheiro sobre os problemas, esperando reduzi-los”, a filosofia de Macron veio “fazer a diferença”, acredita. O senão? É que essa filosofia transparece uma perceção de que “o governo se preocupa mais com as classes mais favorecidas do que com as classes populares” — é aí que é preciso trabalhar mais.

Sobre o Brexit e a política de Donald Trump, o economista francês mostra-se cauteloso mas não alarmista. “As medidas protecionistas não atingem demasiado a Europa mas criam um clima internacional que não é positivo, e isso terá inevitavelmente consequências negativas nas economias”, diz na mesma entrevista. A saída do Reino Unido da União Europeia é uma situação com a qual “temos de contar”, pelo que só nos resta “minimizar as consequências negativas para eles e para nós”, diz.

“A falta de acordo seria má para toda a gente. É por isso que penso que as propostas que foram feitas pelo Governo britânico, mesmo que seja preciso discuti-las, devem ser olhadas como um sinal de vontade de avançar”, afirma.

Jean Pisani-Ferry está em Lisboa para participar na conferência anual da Fundação Francisco Manuel dos Santos, este ano dedicada ao tema “O Trabalho do Futuro”. A sua palestra será especificamente sobre “O Estado Social no tempo da Uber”, considerando que está na altura e passar definitivamente do modelo de trabalho industrial para o modelo digital.