O principal negociador da União Europeia para o ‘Brexit’, Michel Barnier, considerou esta segunda-feira “realista” chegar a acordo com o Reino Unido sobre a saída da UE dentro de “seis a oito semanas”.

“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a um acordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o ‘Brexit’, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovénia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação, da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou.

O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na cimeira prevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma cimeira extraordinária sobre o ‘Brexit’ para novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR